segunda-feira, 4 de maio de 2015

Empadas de vegetais



Com a chegada dos dias mais compridos e solarengos, mas ainda frescos e sem um calor abrasador, um pic-nic de Primavera parece uma opção mais do que acertada para aproveitar os fins-de-semana de Maio.

Se tiverem crianças a tarefa pode tornar-se mais complicada: os brinquedos que os pequenos exigem levar, as correrias, uma birra aqui e ali, e até a comida.



Num pic-nic ou numa refeição do dia à dia, com crianças, além da paciência necessária para a ocasião, há que optar pela criatividade, por receitas que lhes despertem os sentidos - os paladares, as cores, as texturas devem ser variada; e com um pouco de imaginação, uns simples bróculos transformam-se em pequenas e tentadoras árvores.

Queremos que as refeições em família sejam mais fáceis, mais variadas e mais tranquilas. E por isso, em parceria com a Joana do Edu's Pantry, quinzenalmente vou-vos trazer uma receita deliciosa, apta para todos! Começa assim o




De volta às empadas. Estas são daquelas que não desiludem, que são crocantes q.b por fora, e macias e suaves por dentro. Sempre fui apaixonada por empadas, desde miúda; e até a minha irmã que sempre foi um pesadelo para comer, não se fazia rogada com uma empada!

Estas que vs trago hoje, são uma alternativa às tradicionais empadas de frango, com uma massa de aveia e um recheio de legumes., mas sintam-se à vontade para alterar o recheio ao vosso gosto!
Para um pic-nic ou para um jantar, estas empadas ficam sempre bem!

Pode ver esta receita também aqui


Massa
50g de farinha de aveia
50g de farinha de trigo
1 colhere de sopa de manteiga vegetal
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de água
Sal a gosto



Pré-aquecer o forno a 200ºC
Numa tigela, misturam-se todos os ingredientes até se formar uma bola de massa homogénea. Guarda-se no frigorífico, envolta em película aderente, por cerca de 30 minutos.

 
Depois de refrigerada, divide-se a massa em pequenas bolas, esticando-se sobre as formas - tenham atenção para que a massa fique bem fina, caso contrário poderá não cozer.
Levar as formas ao forno, até que fiquem levemente douradas. Reservar.


Recheio
1/2 cebola picada
1/2 pimento vermelho picado
4 cogumelos frescos picados
50g de floretes de bróculos
3 colheres de sopa de natas de soja
Azeite, sal e pimenta

Começa-se por saltear a cebola e o pimento; quando a cebola estiver dourada, juntam-se os cogumelos, deixando que amoleçam. Juntam-se os bróculos, tempera-se com sal e deixa-se cozinhar por 2 minutos.Por fim, envolve-se tudo com as natas de soja e desliga-se.

Distribuí-se o recheio pelas bases de massa.


Esticar o resto da massa e cortar rodelas com o tamanho das formas. Com as rodelas, cobrem-se as empadas e fecham-se.



Pincelar o topo com azeite, e levar as empadas ao forno, por cerca de 15 minutos.

Miúdos e graúdos não resistem a umas empadas assim, tão crocantes e leves, mesmo a pedir para serem comidas sentados numa manta, sobre a erva fresca, num pic-nic de Primavera

Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA

3 comentários:

  1. Que giras Teresa! Já apetece tanto fazer um piquenique. Tirando a chuva e o vento que tem estado, a vontade de sair e comer está sempre presente. E eu adoro empadas, ficaram lindas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês! Mas parece que S Pedro ouviu as minhas preces, vêm ai uns dias de sol e calor (tomara é que não seja em demasia!)
      Um beijinho :)

      Eliminar
  2. Que bom aspeto! Estão mesmo adoráveis :D
    Sempre quis fazer um pic-nic... Até ver, essa coisa de as formigas levantarem uma melancia não me convence! :P

    ResponderEliminar