quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Bacalhau cozido em azeite no forno com couve salteada


Depois dos excessos da época festiva, deixo-vos uma sugestão mais leve, mas que não se afasta dos sabores que ainda permanecem por estes dias.

Não sei se são como eu, mas quando vejo um anúncio na televisão, fico com ele na cabeça. E bastou-me ver uma vez o Chef Victor Sobral a dizer que ia fazer bacalhau cozido em azeite no forno, para decidir fazê-lo também - e garanto-vos, é óptimo! E desde então, o bacalhau da consoada faz-se como o chef disse ;)

Quanto ao acompanhamento, adoro couve portuguesa, e quando tenho muita cá em casa, parte é para o caldo verde, e outra parte para saltear, só com azeite e alho


Ingredientes,4 pessoas:
4 postas de bacalhau, altas
3 alhos esmagados
Azeite
-
200g de couve portuguesa fininha (corte para o caldo verde)
2 alhos picados
sal e pimenta

Num tabuleiro que possa ir ao forno, coloca-se azeite generosamente e os alhos. colocam-se as postas de bacalhau e regam-se com azeite. Cobre-se o tabuleiro com papel de alumínio e leva-se ao forno, com o calor por cima e por baixo, a 180º, por 15 minutos.

Para as couves, aquece-se o azeite numa frigideira, junta-se o alho picado e depois as couves, previamente cozidas - salteiam-se, e temperam-se no fim.

O bacalhau fica no ponto, e lasca mesmo bem. A couve tem aquele sabor amargo bem característico, que eu adoro.


Espero que gostem desta sugestão :)

P.s - Agora, vou voltar ao estudo, que ficou muito atrasado nestes dias - além da época festiva, confesso, mas eu não resisto aos saldos ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário