segunda-feira, 5 de maio de 2014

Lasanha de vegetais e courgette (em vez de massa) - Meatless Monday #6


A lasanha sem massa! E agora não quero outra coisa - é que entre cortar courgette ou cozer placas de massa, prefiro a primeira opção ;)

ATENÇÃO: hoje é o último dia para trazerem uma receita para a nossa Festa Low Cost - saibam como participar aqui.

"Ovelha, pára de inventar e publica mas é uma receita de um bolo bem jeitoso!" Acho que vocês já devem andar a pensar nisto. Para quem começou por publicar só bolos e bolachas, agora é só coisinhas saudáveis - ah calma, que ontem fiz um bolo lindo (sim, acho mesmo que estava um bolo espectacular) para o dia da mãe (foto aqui)
A Ovelha não está a ludibriar-vos. Eu continuo a comer bolos, e bolachas, e batatas fritas. Mas ando a tomar opções mais saudáveis, que me permitam envergar um bikini em condições (cá está, eu sou uma rapariga, e nós raparigas pensamos nos bikinis). Mas não só. Tenho me aventurado por esta internet fora, em busca de receitas diferentes, estilos de vida saudáveis, e é como se de repente, tivesse visto em mim uma vontade súbita de me tornar mais saudável (não tanto, porque eu gosto mesmo de batatas fritas e de bolos e nada as substitui). 

A minha irmã é uma pessoa muito interessada, e anda sempre em busca de um estilo de vida sustentável e biológico,e quanto mais aprendo com ela, mais gosto da ideia. "Se queremos mudar o mundo, começemos pela nossa casa." Nem mais ;)

Esta lasanha que vos trago hoje não tem carne, não fosse hoje segunda feira; mas também não tem hidratos de carbono - porque não tem massa! Incrédulos? Não estejam, eu acho que me convenci - é que eu e cozer placas de massa, a modos que a coisa não se dá - e perfiro fatiar courgette ;)

A pensar na dieta, no Verão, na redução do consumo de carne - esta receita é para todos. 



Ingredientes, para 2 pessoas (lasanha pequena)
1 courgette, para fatiar
1/2 courgette, para picar
1 cebola pequena
2 cenouras
1 fatia grande de pimento vermelho
1 fatia grande de pimento verde
8 cogumelos frescos
2 col.sopa de óregãos
2 col.sopa de azeite
100ml de vinho branco
Queijo - o da vossa preferência,e a gosto


Cortam-se fatias largas e fininhas de courgette - ficam mesmo bem com a ajuda de uma lâmina daquelas que se usam para cortar rodelas de batata. Reservam-se.
Num tacho, refoga-se a cebola com o azeite. Juntam-se os restantes legumes cortados em cubos pequenos, tempera-se com sal e pimenta, e adicionam-se os óregãos. 2 minutos depois, junta-se o vinho, deixa-se o álcool evaporar, baixa-se o lume e deixa-se cozinhar por 15 minutos - se quiserem uma lasanha mais cremosa, juntem polpa de tomate ou natas de soja: cerca de 4 colheres de sopa.

Forra-se um tabuleiro com courgette, e daí para cima é só intercalar com o recheio e com queijo. Na última camada, cobrir bem com a courgette, e finalizar com queijo, óregãos e um fio de azeite.
Levar ao forno por 10 minutos.
As folhas de courgette ficam crocantes - tal como pretendia.

Experimentem! Um prazer livre de carne e de hidratos de carbono, e a única gordura é a do azeite :)

Pratos cozinhados com amor, e fotografados com paixão.
Check out my facebook.

7 comentários:

  1. Adorei a tua lasanha pois tem tudo para me agradar.
    Ficou uma verdadeira delicia
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Humm! Adoro lasanha e esta versão mais "amiga da linha" é muito tentadora :)
    Ficou muito apetitosa.

    Beijinhos
    Petiscana - http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu também ando a optar por refeições saudáveis, não para entrar no bikini, mas por questões de saúde,mas também não deixo de comer bolos e bolinhos daqueles bem calóricos! :D

    Uma excelente sugestão a tua lasanha, para as minhas refeições saudáveis! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto de entrar no bikini é uma expressão mais do que a realidade - pela nossa saúde, tendo problemas ou não, há que tomar consciência de que temos de cuidar de nós, alimentar-nos bem e com equilíbrio ;) - mas com intervalos para bolos, bolinhos, bolachas e afins ;)

      Eliminar
  4. adorei estas ideia !
    Eu ando sempre a procura de receitas mais veggie, para mim metade dos dias da semana ja sao #meatless, ja comecei ha cerca de um ano e adoro !
    Acho que nunca vou deixar de comer carne ou peixe (há prazeres insubstituiveis) mas adoro receitas ricas em cores e sabores que só vegetais e frutas podem proporcionar :D

    Pensa em publicar uns bolinhos mas continuar com estas opções deliciosas !

    ResponderEliminar
  5. Uma maravilha esta tua lasanha vegetariana. Ficou mesmo apetecível!
    Bjos

    ResponderEliminar