sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tarte de damascos e cerejas



Associamos as tartes ao inverno, quando sabe bem aquecer a casa com o calor do forno. Mas é no Verão, com as frutas mais sumarentas e coloridas, que as tartes são mais apreciadas.



Vi esta receita num dos blogs estrangeiros que sigo - o Sally's Baking Addiction. Pode parecer mal o que vou dizer, mas a verdade é que no que toca a fotografias maravilhosas e receitas incríveis, os norte-americanos e os ingleses já dominam a coisa à mais tempo - a pioneira foi a Martha Stewart com o seu milionário império. 
Contudo, acho que por cá estão a nascer e a desenvolverem-se blogs cada vez mais bonitos e originais, e isso é uma coisa boa :)

A "concorrência" faz-nos inovar e melhorar, por isso gosto de a ter. Faço por escrever melhores posts, tirar melhores fotografias, trazer melhores receitas - sempre melhores que as anteriores - e acho que isso se tem vindo a notar.

Mesmo com esta minha incursão por um estilo de vida mais saudável, acho que só ganhei eu, a nível pessoal, e vocês que me lêem, pois encontram receitas diferentes e deliciosas (e apelativas aos vossos olhos, acho eu).



Sou muito perfeccionista com algumas coisas, e uma delas é as fotografias que ponho no blog. Por receita, tiro uma média de 15 fotografias, e só vêm aqui aquelas que ficam mesmo tal e qual como quero. Se calho ter o azar de nenhuma das fotografas ficar aceitável - como acontece quando faço pratos à noite, e a luz artificial mete medo, e o flash é de fugir - nem sombra da receita aparece aqui. 


Olhando para trás, dá-me vontade de apagar metade dos posts, mas não o faço porque assim consigo ver o quanto evoluí; e isso deixa-me muito satisfeita.

Espero que esta constate aprendizagem seja visível desse lado, e que vos agrade tanto (ou mais, que eu tenho um lado negativo sempre a puxar para baixo) como a mim.

***

Adoro tartes, destas com um aspecto caseiro, cujo recheio explode por entre o rendilhado de massa - as típicas "pies" americanas. Nas minhas viagens aos Estados Unidos pude comer muitas tartes, e devo dizer-vos, são mesmo boas - tal e qual como vemos os filmes: lindas, maravilhosas, brilhantes e a fumegar.

Ai ai, saudades.

Tenho árvores de fruto aqui pelo quintal, e agora é que começam a dar. Para esta tarte, aproveitei a enchente de damascos - basicamente comi damascos ao pequeno almoço, ao lanche, a toda a hora, fizeram-se 2 panelas de compota, 1 crumble enorme, e ainda sobrou - e decidi-me a fazer uma tarte à moda americana.


E sim senhor, fui buscar a receita original, não inventei nem tirei manteiga nenhuma e não fiquei com remorsos deste meu devaneio. 

E se valeu a pena! Esta tarte é para repetir muitas e muitas vezes
Ver receita original aqui.

Ingredientes:
Massa
315g de farinha com fermento
1 col.chá de sal
240g de manteiga
160ml de água gelada 
A água tem de ser mesmo fria, saída com frigorífico - segundo a autora da receita, só assim se consegue que a massa fique crocante depois de cozinhada. E se ela diz, eu acredito!


Começa-se por misturar a farinha com o sal. Junta-se a manteiga partida em cubos, e com um garfo, vai-se desfazendo com a farinha, até que fiquem apenas uns. Gradualmente, junta-se a água e vai-se mexendo até obter uma massa homogénea. 
Dividir a massa, e levar ao frigorífico por cerca de 2 horas (podem fazer a massa de véspera, que ao arrefecer trabalha-se muito bem).

Recheio
15 damascos, descascados e partidos em quartos
1 chávena de cerejas, sem caroço, partidas em metades
5 col.sopa de açúcar amarelo
1 col.café de noz moscada
1 col. chá de canela
2 col. sopa de farinha de arroz ou de maizena

Tratar da fruta, e misturar com os restantes ingredientes - reservar numa taça, e vamos tratar da massa!






Numa superfície enfarinhada, esticar a massa até que fique com a espessura de 3 mm. Dispor sobre a tarteira e cortar à medida.
Com o resto da massa, cortam-se tiras, com a espessura de 1 dedo, que vão servir para colocar por cima da tarte.






Dispor o recheio sobre a tarteira, e por cima, entrelaçar as tiras de massa.

Levar ao forno pré-aquecido, a 230ºC, até que a massa esteja dourada e crocante.


  

Deixar a tarte arrefecer por 2 horas antes de a comer.



Parece bem não parece? Decadentemente deliciosa!

É obrigatório experimentar!


Follow A Ovelha Negra: Facebook - Instagram










19 comentários:

  1. A tarte ficou linda e deve ser uma delicia, fiquei com vontade de dar uma garfada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo deliciosa Marisa, tens de experimentar. Leva-nos logo para outras paragens :)

      Eliminar
  2. Estás mesmo cada vez melhor! As fotos estão fantásticas e essa tarte... dá mesmo vontade de comer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha, é importante saber que se nota desse lado :) E esta tarte é uma maravilha daquelas!

      Eliminar
  3. Ficou tão linda e com dois frutos que adoro.
    Aqui em casa ia desaparecer depressa
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa desapareceu muito rapidamente, é mesmo deliciosa :) Bom fim de semana

      Eliminar
  4. A tua dedicação nota-se em cada detalhe. Parabéns, continua o bom trabalho :)
    Beijos e bom fds!

    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana Filipa! Bom fim de semana :) E continua também com o teu bom trabalho!

      Eliminar
  5. Que tarte maravilhosa Tekas!!! :) Manda-me uma fatiazinha para o lanche pelo amor de deus...simmmm??? :) hehehe
    E sim, as tuas fotografias estão cada vez melhores e o teu perfecionismo é bem visível ;) (mas não exageres que nós adoramos comer com os olhos, mas gostamos acima de tudo de conhecer todas as tuas experiências culinárias ;) hehe)
    Beijinhos e bom fim de semana *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, desta já não há, mas como sobrou maçã estou a inventar uma de maçã - duvido é que chegue ai em condições, mas sabes bem que ta mandava se pudesse!
      É um defeito e uma qualidade, se subo a fasquia mantenho-me lá, por isso fotos duvidosas já não podem aparecer. Mas também tenho aprendido grandes habilidades para enganar a luz, e assim já posso fotografar e dar-vos a conhecer as minhas experiências - só as boas, as más não se dizem a ninguém! Bom fim de semana :)

      Eliminar
  6. Os aromas dessa tarte devem ser maravilhosos!
    Beijinhos e bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  7. A evolução na imagem é notória, sem sombra de dúvidas :)
    Gosto de um blog com fotografias atraentes, mas confesso que quando encontro aqueles mais que perfeitos, sinto-me distante, tanto de quem escreve, como das receitas.
    E mais importante para mim do que as fotografias deslumbrantes, é mesmo a essência das receitas e nisso ninguém iguala os Portugueses!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero não me estar a distanciar de quem me lê ;) Muito obrigada! E tambem acho, nós temos uma proximidade especial com os leitores, com o nosso jeito muito próprio.

      Eliminar
  8. O problema de tudo isso é que os blogs estrangeiros se tornam algo impessoais ;) Mas continuo a gostar, nem que seja porque a cada receita há 200 comentários com opiniões de substituição, melhorias, maneiras de tornar vegan, mais saudável, experiências,... E isso dá mesmo jeito. Principalmente quando tenho alguma coisa no forno e vou ler o que me espera :) (ou pode ser mau, porque depois há gente desmancha prazeres (desmancha prazeres do tipo «GOD, this is gross. It just gets this awfull wet dog aftertaste, jesus, it's so gross, I couldn't eat it. Please, don't make it, you're gonna regret. You're actually going to DIE if you make it» (pronto, se calhar menos um bocadinho)) e eu perco a vontade de fazer as receitas :))
    Mas se não fossem os blogs estrangeiros... Quer dizer, há muitos bons por aqui, mas baseiam-se nos de lá (até porque blogger a tempo inteiro é uma profissão relativamente comum no estrangeiro, o que lhes dá oportunidade de experimentar uma receita 20 vezes e fazer melhorias) e os americanos, principalmente, fazem um monte de coisas giras a copiar marcas que quero sempre fazer.
    Tem piada porque eu nunca considerei a diversidade de blogs como «concorrência amigável», até porque o meu blog é muito pequeno comparado com outros (nem eu esperaria outra coisa, porque não tem grande qualidade, e tenho consciência disso).
    Eu não tenho grande jeito para fotografia, mas isso já se sabe haha... As fotografias que tiro são com um iPad, o que aliado à minha falta de jeito não dá grande resultado. Mas não é por serem más que é fácil escolhê-las, pelo contrário :P Na última receita tirei 177 fotos e escolhê-las foi muito difícil (considerando a qualidade relativa :))
    Essas tartes são mesmo giras, gostava de experimentar :) Aquilo de que tenho saudades do meu preferido (único) país de férias é frozen yogurt (saudaaaades) e pão (eu sei, é estranho, mas pronto, o pão de lá é melhor, o que é que se há de fazer? ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os blogs de lá são mesmo um negócio, e como tal a distância cresce na mesma proporção do sucesso que vão tendo. Ainda assim, são uma fonte de inspiração para mim. E os comentários eu já nem leio, porque sei bem que os americanos são de extremos e quando querem dizer que detestam abusam e bem dos adjectivos.
      Acho que temos à aprender com os outros blogs, ver as coisas boas, ver as coisas más e por consequinte melhorar os nossos - a minha cozinha é bem pequenina na blogosfera, nem eu penso outra coisa :)
      A parte da fotografia passa grande parte pelo gosto pessoal - como adoro fotografia, acabo por ser muito picuinhas - principalmente comigo própria.
      E estas tartes, nossa senhora, são tão boas! De lá não tenho falta de grande coisa porque agora consegue-se fazer em casa muitas coisas - menos os blueberries! Arranjem-me uma caixa de 5 kg e vai toda - mas cá nem olho pra eles com medo de pagar os preços exurbitantes que nos pedem. Bora de férias agora!

      Eliminar
  9. Adorei esta sugestão, fiquei cheia de vontade de experimentar :) beijinhos
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar