terça-feira, 15 de julho de 2014

Gelado de doce de leite com bolacha: Há vida para além da massa de atum - Desafio #4:"Bora lá fazer gelados: sugestões para dias de calor...e de crise"

É dia 15, está sol, e é dia de dar início ao #4 desafio do "Há vida para além da massa de atum". E se querem saber, este desafio é o mais fresco e saboroso de todos - e fazê-lo saudável só depende de vocês ;)

Então, estão todos bem? Eu cá vou, a curtir o calor, a derreter, a passear em Portugal e falarem-me em todas as línguas (é o que dá ser branca e loira e ter olho verde, só escapou a altura). Mas é o Verão e para quem gosta desta estação, é a altura dos gelados - não para mim que os como durante o ano inteiro.

A "vencedora" - leia-se a escolha do random, porque neste desafio não há vencedores de nada porque não temos presentes para vos oferecer a não ser receitas maravilhosas - foi a Ana do Recanto com Tempero.

E qual foi a escolha dela? Gelados! O entusiasmo da Ana foi imediato, e pronto, se é gelados, hajam gelados!

O tema é: "Bora lá fazer gelados: sugestões para dias de calor...e de crise"

As regras do desafio estão no sítio do costume e são as mesmas de sempre. Até dia 5 de Agosto criem os vossos gelados, com máquina ou sem ela, mas sempre deliciosos.
Ficamos à espera.
Hoje, além do meu maravilhoso gelado, vão cuscar e deliciar-se com as sugestões da Vânia e da Ana.


Adoro gelados, mas não no Verão. Dão sede, fico pegajosa e coisa não corre bem. Além de que no Verão tenho sempre tendência para controlar mais o que como, e se tenho de comer um gelado, ao menos que seja um sorbet.

O gelado que vos trago hoje é contudo um gelado à séria! E porquê? Porque fiz este gelado e ele saiu-me bem e decidi que o podia partilhar. Cá em casa o consumo de natas eclipsou-se, já não se verifica, mas eis senão quando descobri pacotes de natas para bater escondidas mas com validade. Ora poisa, não se iam estragar. E também já não consumindo leite condensado, salvo em raras ocasiões em que se façam umas sobremesas mais calóricas, quando vi a lata de leite condensado cozido, lembrei-me de um gelado que tinha comido há uns tempos.



Em resultado, temos um gelado super simples, com apenas 3 ingredientes: natas, leite condensado e bolacha. Segui a receita base do gelado de nata e olha que isto nem saiu mal.





Ingredientes:
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas
100g de bolacha-maria 


Começa-se por bater 3/4 do leite condensado até que fique macio. À parte batem-se as natas até que fiquem em chantilly; partem-se as bolachas em pedaços pequenos, juntam-se às natas e envolve-se este preparado com o leite condensado.
Dispôr numa forma de bolo inglês, e no fim, salpicar o preparado com o resto do leite condensado, mexendo se necessário para fazer um efeito marmoreado. Polvilhar com bolacha, cobrir e levar ao congelador por umas horas.

O gelado fica bem rijo, por isso, convém retirá-lo do congelador cerca de 15 minutos antes de servir.

Follow A Ovelha Negra: Facebook - Instagram

11 comentários:

  1. Que gulodice! Tem óptimo aspecto e tão simples de preparar!
    Beijinhos
    Lena
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bom destes gelados é que são muito simples :) E sem se recorrer à máquina de gelados, o que é uma vantagem para quem não tem a dita.

      Eliminar
  2. Ai que coisa boa! Ainda bem que tenho ali na despensa uma latinha de leite condesado cozido, a aguardar pacientemente para ser usada! Acho que chegou o dia ! ;)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só utilizava na baba de camelo, mas um dia comi um gelado e soube-me tão bem, que quando descobri que era feito com leite condensado cozido guardei logo uma lata. Espero que gostes, fica mesmo bom ;)

      Eliminar
  3. Mesmo um geladinho daqueles decadentes e gulosos :D
    Também adoro comer gelados todo o ano e, no verão, sabem especialmente bem esses sorbets e misturas mais frescas, é certo...mas estes pecados são fantásticos todo o ano e não me importo nada que existam aqui por casa ;) hehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo isto é só decadência em cima de decadência - ainda bem que já voltei a correr e tem estado tanto calor que vou à praia e deixo lá metade de mim, que derreteu entretanto :p
      De agora em diante, só fruta!

      Eliminar
  4. A crise está em alta aqui no massa de atum haha :)
    Apesar de não se ver muito bem a textura, aposto que esse gelado é delicioso, até porque doce de leite é das melhores coisas já inventadas :) Se bem que não sei se isso conta como doce de leite, porque para isso o leite condensado tem de ser cozido, acho eu :P
    É um desafio bem bom. Pena que no Verão só faço gelado de banana :P Aliado a não ter internet nos próximos tempos, acho que vai resultar numa impossibilidade de participar no desafio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a crise é geral, e comum a todos os blogs, porque mais ou menos disfarçado, as pessoas têm tido realmente muito mais atenção nos ingredientes que compram e consequentemente nas refeições mais equilibradas para o orçamento.
      Opá não me ligues, eu fiz o gelado com leite condensado cozido, só que sou de tal maneira uma abelhinha e devia estar com fome que como palavras nos posts!
      Isso é que é chato, mas fazes gelados e tiras fotos e depois mandas quando puder - mesmo fora do desafio :p

      Eliminar
  5. Doce de leite... gosto tanto!!! ;)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Também sou adepta desses gelados e como não tenho a máquina de fazer gelados faço esses bem simples mas na mesma divinais.
    Esse gelado de doce de leite ficou divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Aqui está a minha participação.

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/07/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

    Beijinhos,
    Clarinha

    ResponderEliminar