quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Salada de Batata (a pouco ortodoxa) - Há vida para além da massa de atum #25


Uma salada tão típica mas que se permite a tantas transformações e criações. Esta é mais uma, um pouco mais saudável e com o toque inconfundível do aneto, erva tão especial que nos transporta automaticamente para outras paragens

A primeira vez que provei salada de batata foi nos Estados Unidos. As combinações e as várias maneiras de ser cozinhada fazem desta salada um prato muito versátil.
Desde de que comecei a aprender alemão, e sendo a salada de batata um clássico da cozinha germânica, acho que a vontade de cozinhar este prato foi crescendo. Nunca a tinha feito em casa, ia comprando-a já feita e que me satisfazia imenso, mas chegou o dia de me aventurar.
E como é claro, aventurar-me mas numa versão que tenta ser mais saudável, com um twist no tempero e nos ingredientes.
Acho que resultou bem! E não se assustem por ter batata e as batatas serem hidratos de carbono - é que estes não são como as massas, são naturais e só fazem bem.

É quinta feira, é dia de "Há vida para além da massa de atum", por isso é obrigatório visitar o Coisas e Coisinhas da minha "partner in crime", a Vânia.
E está a decorrer o desafio deste mês, o #5 - vejam tudo aqui.


Salada de Batata

Ingredientes
4 batatas
1/2 abacate maduro
5 colheres de sopa de iogurte natural
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico (ou mais, caso gostem)
Aneto
Sal e pimenta







Cozem-se as batatas com pele em água temperada com sal - ter tenção para que as batatas não cozam demais (o ideal é ficarem ainda rijas).
Numa tigela, desfaz-se com um garfo o abacate, e envolve-se o iogurte. Adiciona-se o vinagre balsâmico, o aneto e tempera-se com sal.
Pelam-se as batatas e cortam-se em fatias finas. Envolve-se tudo, e deixa-se refrigerar por 15 minutos. Polvilhar com aneto picado e servir.
Acompanha na perfeição carnes grelhadas, como num típico barbecue americano.


Pouco ortodoxa e desvirtuada, mas uma salada de batata à minha medida. Ideal para acompanhar estes hambúrgueres de tofu e cogumelos (os de 2ª Feira) ;)


 Follow A OVELHA NEGRA

6 comentários:

  1. Adoro salada de batata, gostei bastante desta tua versão...vou experimentar! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma versão alternativa. Mas se pensarmos bem, o primeiro sabor que a salada de batata nos dá é o ácido, e aqui consegue-se com o vinagre :) Acho que vais gostar!

      Eliminar
  2. Apesar de eu ter trazido um doce com um ingrediente que tu odeias, tu, mesmo assim, presenteaste-me com algo que adoro! Oh meu deus, adorooooo batatas!! (não sei se já tinha dito alguma vez :P hehe). Não importa como são cozinhadas sinceramente, porque me delicio sempre com este ingrediente :) Mas confesso que uma saladinha de batata é uma das minhas receitinhas favoritas: super simples e ue me satisfaz completamente! E também a faço sempre com iogurte e bastantes temperos e ervas, para ficar igualmente decandente e saborosa, mas bem menos pecaminosa :P Agora essa de juntar um pouco de abacate, nunca experimentei...mas adorei!! E como tenho aqui uns abacates maduros que trouxe do mercado por uma pechincha e meia, um deles acabou de ficar destinado para esta experiência :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau sou mesmo espectacular - é que por acaso nem sabia que amavas batatas :) Fico feliz por te fazer feiz, e por influenciar a tua utilização dos abacates. Por cá os ditos estão caros e não prestam :/ Acho que o abacate dá mais cremosidade e consistência à salada, porque o iogurte quando é muito batido fica líquido - assim compensa :D

      Eliminar
  3. Acho que esta tua versão deve superar bem a original...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Nunca usei aneto, mas faz-me lembrar anacleto, ou o-nome-que-os-livros-do-1-ciclo-usam-para-rimas-estúpidas. E um miúdo magrinho a parecer uma aranha.
    Estranho.
    As saladas de batata que já comi foram mais do género batata e maionese. Light, claro que era maionese light ;) (a lógica das dietas da minha família...). Podes portanto imaginar que não sou a maior fã da dita ;)
    Mas gostava de provar da "a sério".
    Percebe-se logo porque é que os alemães gostam dela, loirinha ;) Nota-se mesmo a linhagem Ariana :)
    Essa versão parece muito boa também :)
    Tenho de me atualizar nas saladas de batata, nem que seja porque batata é um nome tão giro ;)

    ResponderEliminar