quinta-feira, 19 de março de 2015

Camarões agri-doces com vegetais

A puxar os sabores asiáticos, camarões agridoces é o que temos hoje. Com legumes crocantes a acompanhar, preparem-se para a continuação da viagem ao Oriente.

Carne quase que não como (nem me lembro da ultima vez que o fiz), mas confesso que o peixe ainda continua a fazer as suas aparições na minha alimentação.  Nos entretantos, vão aparecendo experiências novas, coisas deliciosas que passaram a fazer parte da minha vida e da minha alimentação; contudo, há coisa que permanecem.

Continuo sem um rótulo que me queiram afixar, porque a Cozinha da Ovelha Negra não os tem; daí que intercaladas entre sobremesas vegans, almoços vegetarianos e deliciosas alternativas sem glúten, vão aparecendo pratos como os de hoje.

Porque as mudanças ocorrem ao nosso ritmo e só fazem sentido se nos mantivermos fiéis a nos próprios. Sinto-me a mudar, e isso acarta muito reboliço, tudo natural e encarado com muito entusiasmo.


Há muito que não comia camarão, e há coisa de 2 semanas, num almoço feito a dois, resolvi ir buscar uns camarões. Souberam-me bem, e estaria a mentir se dissesse o contrário. Cozinhados na perfeição, suculentos, levemente caramelizados e pejados de sabor. Um toque mais asiático, dado pelo estrondoso sweet chilli fez toda a diferença.

Prometi e cumpri, uma receita que abarcasse tantos sabores quanto os permitidos - doce, salgado, picante. Sim, o camarão é um ingrediente caro, e por isso podem substituir o camarão de calibre superior por miolo de camarão, ou por peixe Podem ainda cortar na proteína e juntar mais vegetais. A sugestão é viajar pelos sabores da ásia, e desde que o vosso prato tenha um toque de sweet chilli, já estarão a milhas daqui.

E já que a Vânia adorou o molho, acho que hoje vai também adorar o prato completo. E tenho pela certa que as Coisas e Coisinhas que ela nos sugere hoje são igualmente deliciosas.

10 camarões frescos
1 colher de sopa de raspa de limão
Sumo de meio limão
1 malagueta vermelha
1 chávena de ervilhas tortas
2 cenouras
1/2 pimento vermelho
3 folhas verdes de alho francês
1 chalota
3 colheres de sopa de sweet chilli
2 colher de chá de óleo de sésamo

Se forem vegetarianos ou vegan, substituam o camarão por tofu, e o caldo por caldo de legumes

Começa-se por descascar os camarões, reservando à parte as cascas e as cabeças. Temperam-se os camarões com sal, a raspa e o sumo de limão e a malagueta, e reserva-se.
Numa panela, colocam-se as cascas e as cabeças do camarão, com 1 folha de alho francês cortada grosseiramente, 2 colheres de sopa de sal, cobrir com água e levar a ferver, para se fazer um caldo.

Enquanto se prepara o caldo, corta-se em juliana a cenoura, o pimento, a cebola e o alho francês, e partem-se ao meio as ervilhas tortas. Numa frigideira, aquece-se 1 colher de chá de óleo, e quando bem quente, salteiam-se em lume alto; juntam-se 100ml de caldo, e deixa-se cozinhar, sem parar de mexer, até que reduza para metade; baixar o lume.



À parte, numa frigideira bem quente, salteiam-se os camarões em 1 colher de chá de óleo. Acrescentam-se ao preparado do legumes, envolve-se e está pronto!


Para acompanhar camarões tão aromáticos, optei por um arroz branco bem solto e simples.



Viajar sem sair da mesa, deliciar-mos-nos com sabores diferentes e fazer um prato incrivelmente delicioso - acho que estes camarões preenchem os requisitos. Um prato equilibrado, aromático e ao qual, tenho a certeza, ninguém fica indiferente.


Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA

4 comentários:

  1. Já não como camarões à algum tempo... Fiquei com vontade de pegar num.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/feliz-dia-do-pai-e-um-dia-especial.html

    ResponderEliminar
  2. É mais que óbvio que adorei!!! :D Já fiz a minha "viagem" imaginária ao oriente só de olhar (e babar) para essas fotos...agora quero uma tacinha bem cheia se faz favor!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspeto...quem ia adorar era a minha mãe!

    Isabel Sá
    https://brilhos-ds-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspeto! No meu (já é meu) restaurante chinês há um prato que é basicamente constituído por gambas, castanhas, amêndoas, bambu e ananás... Eu acho que é mesmo delicioso, junta tudo o que há de melhor! :P
    Adoro camarões, mas realmente são *ligeiramente* caros. O teu prato está com tão bom aspeto que apetece é esquecer isso tudo :D

    ResponderEliminar