Finalmente deitei mãos ao seitan e decidi-me a cozinhá-lo. Depois de tanto tempo, acho que o resultado me saiu inspirado, com o toque exótico e quente dos amendoins.
Vi o seitan em promoção e comprei-o. E depois, ficou dias e dias no frigorífico, triste e sozinho, à espera de um rasgo de inspiração. Procurei receitas, ideias, inspirações, mas aí de mim no dia em que seguir à risca uma receita! E no seitan não foi excepção, dei-lhe o meu toque pessoal e deveras inspirado.
Vinagre balsâmico, abóbora e amendoins.
Uma refeição de sabores fortes e marcantes, vegan e claro, para todos os dias.
| Para descobrir também em Beauti.pt |
| Para descobrir também em Beauti.pt |
Seitan com abóbora e amendoim
180g de seitan
3 colheres de sopa de amendoins
100g de abóbora em cubos pequenos
1 chalota
8 cogumelos frescos laminados
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga vegetal
300ml de caldo de legumes
Marinada
4 colheres de sopa de vinagre balsâmico
2 colheres de chá de maple syrup
1 colher de sopa de sementes de linhaça
1 malagueta vermelha
1 tira de pimento verde, em cubos
2 folhas verdes e grossas do alho francês, picadas grosseiramente
Sal
Corta-se o seitan em tiras de 1 cm de largura, e colocam-se numa caixa, onde vai marinar - para tal, acrescentam-se-lhe o molho inglês, o maple syrup, as sementes de linhaça, a malagueta picada, o pimento verde, em cubos e o alho francês. Mistura-se bem, e deixa-se fechado, a marinar, por 3 horas (de vez a vez, pode-se abrir para envolver o preparado).
Numa frigideira larga, carameliza-se a abóbora com um fio de azeite, e quando estiver dourada, acrescenta-se a chalota picada e a manteiga vegetal, deixando cozinhar em lume médio, até que a chalota ganhe cor e a abóbora pareça macia. Reserva-se à parte.
Na mesma frigideira, salteiam-se em lume alto os cogumelos laminados até ficarem dourados; juntam-se os amendoins, cozinha por 1 minuto, e junta-se novamente a abóbora e a chalota. Cobre-se com caldo de vegetais, e deixa-se apurar por 2 minutos, em lume alto, sem nunca papar de mexer.
Noutra frigideira, numa colher de manteiga vegetal, salteia-se o seitan, até que caramelize. Junta-se ao preparado da abóbora. Junta-se o resto do caldo, e deixa-se cozinhar novamente em lume alto por 2 minutos, para que o molho apure e engrosse. Baixa-se o lume, e deixa-se cozinhar tapado por 5 minutos.
Nos entretantos do seitan, façam arroz selvagem ou integral para acompanhar.
O molho espesso é altamente viciante - a acidez do vinagre, a doçura da abórora, o salgado dos amendoins...Confesso que a textura do seitan me deixou com mixed feelings, mas o sabor é aquele que lhe dermos.
Dêem uma hipótese a seitan - com uma boa receita, são bem capazes de se render!
Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA
Gosto muito de comida vegetariana. Ficou com óptimo aspecto.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/dorie-as-sextas-e-muffins-de-noz-e.html
Ando à semanas a tentar ganhar coragem para o comprar e experimentar ahaha cada vez que passo no supermercado lá está ele a olhar para mim!! Com esta receita acabaste de me incentivar ainda mais a comprá-lo ahaha que belo aspecto!
ResponderEliminarhttp://deaprendizachef.blogspot.pt/
Confesso que não faço muito seitan, como mas não é das coisas que mais goste.
ResponderEliminarMas ao ver este teu, com o tempero, a abóbora, cogumelos, amendoim, servido com o arrozinho, fiquei com vontade de comer essa refeição, está com um ar mesmo reconfortante.
Um beijinho.
Sinceramente não percebo como é que grande parte das pessoas não gosta de seitan! eu ador-o!!!! Já tirei esta receita para fazer, parece-me ótima esta combinação.
ResponderEliminarbj sara
também não faço muito seitan, mas com este tempero deu-me imensa vontade de o comer! :)
ResponderEliminare com tofu também deve ficar uma delícia!! adoro adoro!
Um beijinho
Ainda ontem, quando fui às compras, estive com seitan na mão. Depois pensei "eu como é que vou arranjar isto? Tenho de pesquisar."
ResponderEliminarNem de propósito...
Pff poderia indicar-me onde poderei encontrar o maple syrup? Obrigada
ResponderEliminarPode encontrar-se no Celeiro, no Brio, e sazonalmente, no ALDI.
EliminarMas pode subsituir-se por xarope de agave ou mel :)