sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Massa Fresca


Um bom cozinheiro começa por aprender as bases. Em casa, vemos as nossas mães cozinhar e começamos por fazer as coisas simples.
É com a massa fresca que dou início a uma nova rúbrica aqui no blog, em que conto convosco para a fazer crescer.

De entre as mensagens e perguntas que recebo, a maioria prende-se com coisas simples - um molho de tomate para acompanhar uma almôndegas, um molho bechamél cremoso, uma cobertura clássica para um bolo, um recheio para outro... Por isso criei o separador 


"Back do the basics"


Não fique ninguém com a ideia de que me quero impôr ou arrebatar como meus estes "conhecimentos" - pretendo apenas responder, de modo mais amplo e simples possível às vossas questões, para que quando cozinhem tenham uma experiência enriquecedora e agradável.
Já tenho alguns básicos escolhidos e prontos a sair, mas estes posts são essencialmente para vocês - por isso, convido-vos a fazerem-me pedidos do que querem saber fazer. Podem fazê-lo: através de email - cozinhadaovelhanegra@gmail.com; por comentário neste ou noutros posts; ou ainda por mensagem privada pelo Facebook da Ovelha Negra.
Fico à vossa espera!

Uma amiga perguntou-me em tempos como se podia fazer massa em casa, por isso, escolhi este "básico" para começar. Massa fresca não é coisa que se aprenda na nossa cozinha mais tradicional, mas um básico da cozinha como este, mais tarde ou mais cedo tem de ser aprendido. 
Dá trabalho e suja a cozinha, mas o sabor da massa fresca e a satisfação que sentimos ao fazê-la, faz tudo valer a pena.

Hoje fica a base, e nos próximos dias, receitas de massa - fresca e deliciosa!




Massa Fresca

Ingredientes
400g de farinha sem fermento
4 ovos
3 colheres de sopa de azeite
Uma pitada de sal

Dispõe-se a farinha num monte e abre-se uma cova. No centro, colocam-se os restantes ingredientes. Amassa-se vigorosamente, até que se forme uma massa como a da fotografia. Coloca-se  numa taça. cobre-se com um pano e deixa-se repousar, por 30 minutos, num local seco.

Para trabalhar a massa, enfarinha-se uma superfície, e retira-se um pedaço de massa - amassa-se para que fique macia, e depois, estica-se na máquina: inicia-se no nº1 e gradualmente, ajustasse a grossura até à mais fina.


De acordo com a máquina que tenham: podem ficar com placas de massa, que se podem cortar ao tamanho de folhas de lasanha, ou utilizar para fazer raviollis ou tortelinnis; ou utilizar os cortadores e fazer tagliatelle ou noodles.



 Follow A OVELHA NEGRA

9 comentários:

  1. Tenho de experimentar, é tão fácil, beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já a vi a maquina á venda no LIdl o preço até era razoável mas nunca senti tentada.
    Mas acredito que seja muito mais saborosa.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Realmente dá trabalho, mas o sabor é incomparável!

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho uma máquina de massas, mas beeem antiga, acredita que nunca usei?
    Você tem total razão, tudo feito em casa tem um sabor mais especial!!
    Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz mas tenciono experimentar... Parabéns pela iniciativa :)

    ResponderEliminar
  6. Gostava de fazer! Deve ser mesmo boa... Nunca experimentei massa fresca! Só não tenho uma dessas maquinetas :P Tenho um rolo da massa bolorento, substitui, certo?
    E de sabor e textura? Nota-se muito? Deve ficar mesmo boa :) Fico à espera dessas receitas ;)

    ResponderEliminar
  7. Adquiri uma máquina numa loja mais pequena do que a tua e de vez enquando lá coloco a uso.
    Adoro massa fresca. Para já ainda só fiz tagliatelli, raviolis e lasanha... Ainda não sei muito bem trabalhar com a parte de corte.
    Obrigada pelas dicas. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Luv itttt :D Excelente ideia minha querida Tekas :)
    E boa escolha para post de arranque ;) Confesso que uma máquina de pasta nunca esteve no topo da lista " adquirir" dos meus gadgets de cozinha favoritos, mas tem vindo a subir recentemente para lugares mais cimeiros, especialment desde que aqui estou em Londres e tenho visto máquinas destas, super boas e bem baratas...por isso, acho que mais cedo do que pensava, vou ter uma aqui por casa ;)

    ResponderEliminar