segunda-feira, 12 de maio de 2014

Tarte quebrada de tomate, espinafres, feta e alecrim - Meatless Monday #7


Para os dias em que a vontade de fazer pratos elaborados não é muita, se nos ficarmos pelos sabores mais tradicionais, ficamos bem :)



As Segundas Feiras são sempre um desafio. Como ainda não cozinho sojas, seitan e afins, mantenho-me nos vegetais e tento criar receitas diferentes mas que se mantenham com um sabor agradável e que convença os mais reticentes e que não acham piada a refeições sem carne.
Costumo ter em casa bases de massa quebrada, por norma, para fazer tartes doces ou quiches. Mas desta vez dei-lhe um uso diferente, e que muito me agradou. Inspirei-me nos sabores do Mediterrâneo, os mais gostosos e suculentos, e criei esta tarte quebrada. Espero que gostem :)

Ingredientes:
1 embalagem de massa quebrada
2 cebolas pequenas cortadas em cubos
2 tomates maduros cortados em cubos
150g de espinafres
1 raminho de alecrim
Óregãos
30g de queijo feta esfarelado
Azeite
Azeitona laminadas
Sal e pimenta q.b.

Começa-se por levar a base de massa quebrada ao forno - pica-se com um garfo, rega-se com um fio de azeite e dispõe-se sobre esta algumas folhas de alecrim - e deixa-se corar.
Numa frigideira, amolece-se a cebola num pouco de azeite. Junta-se o tomate, óregãos, tempera-se e deixa-se cozinhar. Juntam-se os espinafres, e desliga-se o lume quando estes estiverem amolecidos.
Dispor esta mistura sobre a base de massa quebrada, polvilhar com as azeitonas, o queijo e alecrim. Regar com um fio de azeite, e levar ao forno novamente por 10 minutos.
Uma base crocante, um recheio suculento, a frescura do alecrim. Sabores incríveis, texturas imensas, e tudo isto, com um sabor ao nosso Mediterrâneo, sem carne :)




Prato cozinhados com amor, e fotografados com paixão.
Check out my facebook

3 comentários:

  1. Parece um pizza.
    Ficou linda e tem tudo para me agradar.
    E passo bem sem a carne mas os homens aqui de casa nem pensar
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro os "Meatless Monday" tem sempre sugestões tão apetitosas! :)
    Beijinhos,

    Petiscana - http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoroooooooooo esta tarte, é a minha cara (boca completamente a salivar)!!!
    Beijos *

    ResponderEliminar