quinta-feira, 22 de maio de 2014

Creme de chocolate - Há vida para além da massa de atum #7




 Mais uma quinta-feira, mais uma receita para juntar a este projecto fantástico e lindo de morrer do "Há vida além da massa de atum". Hoje, temos uma sobremesa que combina na perfeição com o tema do Desafio deste mês, a época de exames.


______________________________________________________
Ainda está a decorrer o desafio "Época de exames" - se ainda não participaram, confiram as regras aqui. Apressem-se, pois termina dia 5! E não se esqueçam de ir espreitar o que é que se cozinhou no Coisas e Coisinhas - só coisas boas, isso é garantido ;) 
 ________________________________________________

Ainda me considero estudante apesar de estar uma espécie de licença sabática. E sei muito bem que, se a vontade de estudar é pouca, a de comer é muita, ainda que não apeteça cozinhar. Nas minhas épocas de exames eu parava de estudar para cozinhar, porque relaxava (e relaxa ainda) - fazia o almoço, e muitas vezes, sobremesas, para evitar andar agarrada a chocolates e a bolachas de pacote. O cérebro precisa de açúcar, que isto de andar a carburar direito, biologias, anatomias, químicas e afins dá cabo de uma pessoa.




Fica aqui então uma sobremesa que por um lado é rápida, e por outro lado barata, e melhor que tudo, doce e saudável: Só chocolate, iogurte grego e mel :) Porque ainda que a cabeça desespere, a época de exames de Junho é terrível - uma pessoa perde a cabeça e desata a comer à parva, e se é para assim ser, ao menos que se comam coisas saudáveis, a lembrar que mal acabem os exames (ou mesmo entre exames) vamos é para a praia ;)






Ingredientes, para 4 taças pequenas
150g de chocolate preto
150g de iogurte grego sem açúcar
1 col.chá cheia de mel
4 col.chá de leite (soja ou normal)
Amêndoas ou nozes picadas (opcional)



Numa taça junta-se o chocolate partido em pedaços, o mel e o leite, e leva-se o microondas a derreter - o ideal será repartir por períodos de 30 segundos, e ir mexendo bem entre cada período. Quando estiver cremoso - atenção que ele vai querer solidificar - junta-se o iogurte grego: primeiro junta-se 1/3 e mexe-se vigorosamente, depois o resto e envolve-se o preparado. Verter em 4 taças e levar ao frigorífico por 30 minutos. 

Antes de servir, polvilhar com amêndoa ou noz laminada.






Uma sobremesa simples, deliciosa, saciante, saudável e bem em conta :)
Estudante que é estudante gosta de chocolate - aliás, toda a gente gosta de chocolate!

 Pratos cozinhados com amor, e fotografados com paixão
Check out my facebook

21 comentários:

  1. Sabes o que é que eu acho desta sobremesa não sabes?! Tem este aspeto decandente, é assim tão fácil, rápida e simples e, ainda por cima (acima de tudo!!!) é mais saudável?!! Venha elaaaaaa :)
    Cozinha londrina se prepare e se apetreche a rigor que esta sobremesa vai sair em breve ;) hehe
    Um must ;)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  2. Que delicia, podia ser a minha sobremesa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É super rápida de fazer, ainda pode ser a tua sobremesa de hoje ;)

      Eliminar
  3. Olá Ovelha Negra vim conhecer seu famoso blog. Estou pela primeira vez participando do tema e espero que esteja tudo certo. Adorei seu cantinho repleto de delicias. Esse creme de chocolate ficou divino e muito fácil de fazer, com certeza os estudantes adoram. Bela receita. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh assim fico sem jeito - o meu famoso blog :) Muito obrigada pela visita.
      Para participar no nosso desafio, deixe o link da sua receita neste link --> http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/05/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html
      E faça like nas páginas de facebook da Ovelha Negra e do Coisas e Coisinhas, e ainda ser nossa seguidora.
      Acho que toda a gente gosta deste creme de chocolate - é mesmo, modéstia à parte - delicioso :)

      Eliminar
  4. Olá!

    tens toda a razão: a época de exames é ideal para comer sem parar chocolates, gelados, bolachas... Eu também fazia muitas pausas para cozinhar, fazia os almoços e jantares lá de casa e muitas vezes sobremesas!
    Fazia-me muito bem e não comia tanta comida "de plástico"!

    Agora já não estudo, mas devo-te dizer que vou levar esta receitinha maravilhosa!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre todo o estudo, cozinhar é um escape incrível :)
      Esta receita é para todos, estudantes ou não.

      Eliminar
  5. Deve ser deliciosa!!! :D

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Só conheço duas pessoas que não gostam de chocolate, e eu não sou uma delas!! hehe
    Eu na época de exames lembro-me bem que era comer à parva, muitas vezes mal, e com açúcar do mau. Felizmente essa época já lá vai há quase 10 anos e agora é muito raro fazer disparates durante 2 meses seguidos.
    Mas esta sobremesa eu adoro, com iogurte grego, e chocolate, maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. há gente que não gosta de chocolate, mas isso é de desconfiar!
      Eu sei que é complicado comer bem e estudar, porque estamos sempre à pressa, mas não custa tentar ;)

      Eliminar
  7. Ótima receita e certamente deliciosa! As amêndoas realmente dão um toque final.
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  8. Ahhh esqueci de dizer que sou nova por aqui, mas estou gostando muito das delícias que tem neste blog!!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    Quem é que não ficaria feliz com uma bomba de energia destas ?
    Por mim adorava tê-la agora aqui, à minha frente ! :)
    Uma gulodice irresistível ! Adoro !

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Que sugestão mais gostosa... e as fotos estão 5*!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Gosto mesmo de saber que gostam das fotografias - quero sempre melhorar, e conta muito a vossa opinião no que toca à imagem que transmito :)

      Eliminar
  11. Decididamente vou experimentar esta receita!
    Tem tudo para dar certo, e um aspeto delicioso :)

    Obrigada pela partilha*

    ResponderEliminar
  12. Oh Teresa, não podia ser mais decadentemente saudável e tão fácil. Para aqueles mimos que todos nós gostamos de vez em quando, e acho que vou experimentar! Depois mando fotos :D <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! Espero que gostes - e depois quero as fotografias para a prova :)

      Eliminar