quinta-feira, 1 de maio de 2014

Lasanha de peixe gato e espinafres - Há vida além da massa de atum #5



O peixe gato é um peixe mal amado pela maioria. Mas isso tem de mudar. É um peixe barato, que faz filetes óptimos, de carne suave mas consistente. Bem temperados, fazem mil e um pratos. E esta lasanha é um destes. É que uma festa grande sem lasanha, não é festa :)



Se não vos convenço a utilizar o peixe gato, podem utilizar outro, ou até mesmo sobras de peixe.
Lasanha é sempre um prato que agrada a todos :) Esta ficou bem barata, visto que tenho espinafres no quintal (que crescem que nem ervas daninhas, e estes pratos são óptimos para dar vazão a estes verdes).


Ingredientes, para um tabuleiro grande (8 pessoas)
5 filetes de peixe gato (1 embalagem = preço médio:4,50€)
1 pacote de miolo de camarão (opcional)
300g de espinafres
1 cebola grande
8 col. sopa de margarina
8 col.sopa de farinha
Leite (a olho)
Sal e pimenta q.b
____
Para montar: folhas de lasanha e molho bechamél para cobrir o tabuleiro
Sela-se o peixe - basta aquecer uma frigideira ou uma chapa, e coloca-se o peixe, temperado com sal. Quando estiver com aparência de estar cozinhado, retira-se. Desfaz-se em pedaços.
À parte colocam-se os espinafres numa panela com 1 noz de manteiga em lume baixo, e deixam-se amolecer. Escorrer e reservar.
Derrete-se a margarina e refoga-se a cebola. Junta-se o camarão (passado por água), e deixa-se cozinhar por 10 minutos. Junta-se a farinha, e mexe-se. Tempera-se com sal e pimenta, e junta-se o leite - vai-se juntado como se se estivesse a fazer molho bechámel. Quando a mistura estiver mais líquida, junta-se o peixe e os espinafres, deixa-se engrossar e desliga-se o lume.
Monta-se a lasanha, e rega-se por fim com bechamél. Levar ao forno por 30 minutos para gratinar.
Fica uma delícia! Pelo menos quem a comeu elogiou.
Faz-se uma refeição agradável, para 8 pessoas, com poucos ingredientes e bastante económica.
O desafio "Há vida além da massa de atum" está quase a acabar. Eu e o Coisas e Coisinhas contamos com as vossas participações para a nossa «Festa Low Cost». Mas apressem-se, que dia 5 fecha! Vejam como participar aqui.
Prato cozinhados com amor, e fotografados com paixão.
Check out my facebook.

5 comentários:

  1. Já sabes que, aqui por casa, penso exatamente como tu! Se há peixe que compro e cozinho imensas e imensas vezes é precisamente o peixe-gato...aliás, acho que dá para reparar pela quantidade de receitas que já publiquei com ele e a restante quantidade que há ainda por publicar ;) hehe
    De qualquer forma, acho-o extraordinário, por ser barato e muito versátil. E esta tua fantástica lasanha é só mais um exemplo disso ...e que exemplo mais delicioso!! Esse aspeto é de babar ;)
    Beijinhos e um ótimo feriado *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cozinho peixe gato ao pontapé cá em casa, e adoro. Faz-se filetes, tempura, lasanha, grelhado, ao limão, de tanta maneira que até chateia. Quem não gosta tem de gostar - porque é um peixe baratinho e muito saboroso :)

      Eliminar
  2. Ahhhh, e a propósito, que fique claro que nós não combinámos as receitas de hoje...somos mesmo ET's ;) hehe ;)

    ResponderEliminar
  3. Esta lasanha está com um ótimo aspeto! ;)

    Recanto com tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Uma lasanha magnífica e que adoro!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar