Já ouviram o nome deste prato, mas desconfiam que seja difícil de fazer e caro? Tirem já daí o sentido e venham conhecer os sabores do médio oriente numa única taça!
Receita original aqui
(a receita original leva tahini, uma pasta de sêsamo muito utilizada na cozinha do médio oriente; como não tinha, nem fui comprar, optei pelo cebolinho para lhe dar um gosto diferente)
Sabem quando têm convidados em casa ou vos apetece simplesmente caprichar no jantar, e querem fugir ao típico paté de atum ou de delícias do mar? Esta pasta é aquilo que procuram.
Diferente e que surpreende qualquer grupo de amigos por fugir às tradicionais pastas que abusam da maionese, esta é a minha sugestão para mais uma quinta-feira de "Há vida para além da massa de atum".
Feito com grão, o houmus é simples de fazer e super delicioso.
Vamos lá gente, que dia 5 acaba o desafio#3 "Euro-poupança: pratos principais a 1€ por pessoa", e estou à espera das vossas participações!
(consultar regras aqui)
(consultar regras aqui)
Já tinha ouvido falar de houmus: em livros, em filmes, e mais recentemente em blogs de culinária. Mas nunca tinha feito, até ao dia em que vi esta receita mega-super simples e hiper.estrondosamente deliciosa.
O blog em que vi esta receita é o Minimalist Baker , que sem sombra de dúvidas, é um dos melhores blogs de culinária de sempre. Pratos simples, poucos ingredientes, muito sabor - e fotografias com imensa qualidade e bom gosto. Quando for grande quero ter um blog igual!
Receita original aqui
Ingredientes:
250g de grão cozido, com um pouco de caldo
2 dentes de alho
1 col.sopa de azeite
3 col.sopa de sumo de limão
Sal
2 col.sopa de cebolinho picado
(a receita original leva tahini, uma pasta de sêsamo muito utilizada na cozinha do médio oriente; como não tinha, nem fui comprar, optei pelo cebolinho para lhe dar um gosto diferente)
Numa taça mistura-se o grão com os dentes de alho e o sal, e leva-se ao microondas por 4 minutos.
Juntar o sumo de limão e o azeite e triturar até obter uma pasta uniforme. Misturar o cebolinho, colocar numa taça bonita e levar ao frigorífico por umas horas.
Não gosto de grão logo não sei se ia gostar
ResponderEliminarO aspecto esta tentador...
bjs
Embora saiba a limão e a alho, tem realmente um sabor a grão forte. Não podemos gostar todos do mesmo, não há problema ;)
EliminarOvelha :) adoro hummus!
ResponderEliminarE sim, esse blog é fabuloso, já viste aquelas barrinhas e coisas boas que eles fazem? Dá gosto ver e fazer!
E o hummus é mesmo simples de fazer e tão bom de petiscar.
Um beijinho.
Ai aquele blog é qualquer coisa de incrível, adoro a smplicidade deles. Houmus é o meu novo amor :)
EliminarOh my GOD ! Eu sempre achei que humus ou houmus ou isso ( :P ) fosse algo mais complicado e exótico mas parece-me excelente !
ResponderEliminarEu adoro grão ! vou roubar :P
Estava tal e qual como tu, mas descobri que é simples e pronto morri de amor por ele :)
EliminarAdoro hummus, adoro hummus, adoro hummus!! Faço imensas vezes, para barrar o pão, para comer como petisco, para substituir um paté, para barrar a base uma pizza diferente (sim, isso mesmo hehe)...eu sei lá...é delicioso, fresco, saudável, económico e super fácil e prático de fazer! Também já publiquei várias receitas com ele e muitas mais virão ;)
ResponderEliminarNão sei se já te disse mas... adoro hummus!!! ;) hehehe
Bem adoras mesmo hummus, nota-se pelo teu entusiasmo. Eu vou explorar novas maneiras de o utilizar, mas essa da pizza... na base de courgette o hoummus por cima deve fica uma combinação explosiva - no bom sentido :)
EliminarHommus é sensacional e super saudável! Com um bom azeite, então... Huuuum Eu adoro e como desde que frequentei nutricionistas funcionais pela primeira vez. Aqui já vendo pronto, mas fazer em casa é outra coisa, muito mais saudável!!! Adorei teu blog!!! Te seguindo bjsss
ResponderEliminarQue maravilha!! Adoro houmus :) Obrigado pela receita, excelente aspecto como sempre :)
ResponderEliminar____________________
aculpaedasbolachas.com
Uma vez fiz tahini e pus num frasco de manteiga de amendoim reformado onde apodreceu em paz, que nojo. Não sei se aquilo é esquisito ou se eu fiz alguma coisa mal.
ResponderEliminarParece muito bom e simples, tenho de experimentar :)