sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Granola de cacau e frutos secos


Já vos disse que para mim não há refeição mais variada, mais saborosa e desafiante do que o meu amado pequeno-almoço. 
Nem me venham com a desculpa de "Ah não tenho tempo para tomar o pequeno-almoço! ou "Estou sempre a correr". Poupem-me, e poupem-se - a sério!
Se nunca fizeram granola então a vossa vida vai mudar!

Que não tenham tempo para se sentar à mesa a comer ou para fazer umas panquecas ou umas papas de aveia (no microondas levam 3 minutos, mas não sou ninguém para julgar as vossas rotinas), pronto ok, há dias em que eu própria nem consigo - mas qual é a dificuldade de atirar para dentro de um  fraco 1 iogurte e 1 mão cheia de granola caseira, fechar o frasco, agarrar numa maçã e pôr tudo na mala para se comer nem que seja no trabalho? 


As vantagens da granola são todas e mais algumas!
- fazemos uns belos tabuleiros de uma só vez;
- podemos variar os sabores e pôr-lhe basicamente tudo;
- guarda-se por tempo indeterminado num frasco fechado (por isso é à prova dos mais esquecidos);
- é saciante e salva muitos pequenos almoços e lanches;
- é super saudável e cheia de fibras.

Não vale a pena alongar-me mais - já discuti vezes sem conta a importância de pequeno almoço - e o quão danada fico com as desculpas que inventa para não o tomar. Sim, posso cair no exagero, mas lá está, esta é mesmo daquelas coisas-parvas-com-quem-ninguém-tem-nada-a-ver  que me mexem no sistema nervoso. 
Fica o desabafo!



Granola de cacau e frutos secos

2 chávenas de floco de aveia;
1 chávena de farelo de trigo (se não tiverem, podem omitir);
1 chávena de frutos secos picados grosseiramente (utilizei amêndoas e avelãs)
1 chávena de mistura de sementes (linhaça, girassol, abóbora, sésamo)
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de melaço
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
2 colheres de sopa de xarope de ácer




Pré aquecer o forno a 180ºC;
Numa taça larga juntam-se os ingredientes secos e misturam-se bem. Numa outra taça mistura-se a manteiga de amendoim com o xarope de ácer, e leva-se ao microondas para derreter, até que se obtenha uma mistura homogénea. Deixa-se arrefecer.
Junta-se o melaço rapidamente, é matreiro! Junta-se este líquido aos ingredientes secos, e com uma colher de metal, mistura-se muito bem.


Leva-se ao forno esta mistura, bem espalhada sob uma folha de papel vegetal, por cerca de 20 minutos, a 180ºC.
Deixar arrefecer por uns 5 minutos antes de a retirar do tabuleiro.


Guardar a granola em frascos fechados, para que dure muito e muito tempo. Na altura de consumir, podem juntá-la ao iogurte ou leite, e combinar com frutas variadas.


A minha melhor combinação é um iogurte com granola caseira e um bom livro. Bom fim de semana


Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA

4 comentários:

  1. Aqui em casa até os homens comem e adoram
    Essa ficou uma maravilha
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Também adoro granola, é tão prática, até por cima dos batidos ponho :) e esta parece óptima, com manteiga de amendoim e melaço, humm que bom, tenho de experimentar :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Acreditas que nunca fiz granola na minha vida?! Shame on me. Mas partilho da tua opinião em relação aos pequenos almoços, também sou adepto de um bom pequeno almoço e de preferência tomado em casa e nunca, mesmo NUNCA saio de casa sem o pequeno almoço tomado.
    Gostei do aspecto da tua granola, deve ser deliciosa acompanhada de um iogurte grego, por exemplo. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto de pequenos-almoços, já disse várias vezes mas não custa repetir ;) De momento o meu favorito-favorito é waffles com chocolate negro, chá (preferencialmente de lemon macaron) e quark. O meu preferido-nãopreferido (ou seja, o conhecido nem-penses-que-me-vou-levantar-mais-cedo-ainda pequeno-almoço de semana) é quark, maçã com canela no microondas, chá (preferencialmente de lemon macaron ;) ) e um membro móvel. O preferido-preferido é bastante melhor, mas acordo às 6h30 e ainda é de noite, por isso não, obrigada. Prefiro passar 20 minutos a SONHAR com waffles ;)
    Algum festival vodafone? :P
    Não costumo usar muito granola ao pequeno almoço, é um bocado pouco variado... E além disso, com um iogurte, granola e maçã era capaz de ficar com um bocado de fome. Mas é muito prática, para qualquer altura do dia, e parece muito boa! Essas coisinhas pretas pareciam-me passas... Não gosto muito de granolas com passas :P Uma altura comprei uma e tinha passas. E por acaso precisava de passas para um "projecto" não relacionado com granola. Estás a ver onde é que isto vai dar, não estás? ;)
    Acho que nunca usei cacau numa granola! Mas é uma boa ideia e... OHMEUDEUS manteiga de amendoim :D ISSO é que é uma boa ideia :D
    Esses flocos são dos finos, não são? Têm cara de Lidl :P
    Que amêndoas giras :) Parecem aquelas fotos da sephora com perfumes a partirem-se :)
    Fiquei a saber que o melaço é matreiro ;) Acho que nunca usei, só vi uma vez um programa estúpido alguém a tentar nadar numa piscina cheia de melaço hahaha acho que tinha algum propósito científico, comparar a nadar na água ou assim, como se fosse preciso muito para saber em qual é mais difícil :P
    Ainda bem que se mexe com uma colher de metal, as de pau cheiram mal (não digas que não - é um assunto sensível por causa da minha avó, a senhora "tu é que és palerma, vai mas é plantar batatas antes de difamar as minhas colheres que por acaso até cheiram a rosas e melhor do que tu") ;)
    Uau, que bom, não dura SÓ muito tempo, dura muito E muito tempo. Maravilhoso. Simplesmente maravilhoso ;)
    Gosto de alguns livros da autora, o meu preferido é aquele das figuras negras :P
    Não percebi se a capa do telemóvel são orelhas de coelho ou "chicken wattle" (não encontrei o nome em português, mas é aquela coisa vermelha estranha. Fizeste-me pesquisar "fisionomia de uma galinha" no google :P )

    ResponderEliminar