segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Ganache de chocolate | Chocolate Ganche


Hoje regressa mais um capítulo da rúbrica "Back to the basics". Para arrancar 2015 com toda a pompa que merece, trago aquela que é a mais fácil e fundamental cobertura de chocolate

A ganache de chocolate

Já aqui disse que o "Back to the basics" não é uma rúbrica pretensiosa, em que me "armo ao pingarelho"  e me ponho aqui a ensinar as coisas básicas que todos devíamos saber.
As coisas simples ao contrário do que se possa pensar, não são aquelas que todos sabem. E até porque nem todos fazemos ou sabemos as mesmas coisas na vida, quanto mais na cozinha. E além do mais, se eu sei uns truques bons, umas receitas simples que fazem brilharetes, porque é que não as hei de partilhar? 
Porque no fundo é isso que quero, partilhar convosco não só as minhas criações originais, as minhas recriações mas também aquelas receitas e truques que sei desde que me lembro e que fazem de uma lista a que dou o nome de "Básicos na cozinha" (Back to the basics é mesmo só mais giro, e em inglês parece muito menos pretensioso)

[pausa para dizer que adoro receber mensagens vossas, seja com dúvidas, com fotografias, com correcções - fico feliz por saber que desse lado me lêem e se interessam]


Muitas das vezes as perguntas que recebo da vossa parte são com dúvidas ou pedidos de receitas ou de certos complementos, nomeadamente, recheios para tartes ou coberturas de bolos, para complementar as vossas ideias e receitas.

A mais frequente é a cobertura para um bolo de chocolate.



Só aprendi esta cobertura quando comecei a levar mais a sério a cozinha - até lá, limitava-me a derreter chocolate e a despejar para cima do bolo. Não ficava mau, mas por vezes ficava estranho: a consistência, a cor e a aparência pegajosa.

A ganache de chocolate é simplesmente a cobertura mais fácil, mais saborosa e a que vai arrebitar qualquer bolo, seja ele de chocolate ou não. Deixo aqui as indicações para a ganache de chocolate negro, porque acho que é a mais versátil. Contudo, com pouco esforço e ajuda do google, poderão descobrir mil e uma combinações.



100ml de natas*
200g de chocolate negro bem picado
1 pitada de sal

nota: a proporção é metade do peso do chocolate em natas: para 300g de chocolate, 150ml de natas, e pos ai em diante
* já experimentei com natas de soja e resulta muito bem
 



Numa tigela dispõe-se o chocolate picado.
Levam-se as natas ao lume até que levantem fervura. Despejam-se sobre o chocolate, adicionar uma pitada de sal e deixa-se repousar por 1 minuto.
Com uma colher ou vara de arames, mistura-se muito bem, sem parar, até que se obtenha um creme de chcolate brilhante e acetinado.




Cobrir o bolo com a ganache - para um efeito mais decante, deixo que a ganache escorra livremente; para um aspecto mais polido, verto o chocolate e moldo com a ajuda de uma espátula.

 
English Version
 
100ml of cream
200g of dark chocolate
A pinch of salt
 
In a bowl place the chopped chocolate. Heat the cream until it starts to boil. Pour it over the chocolate, add a pinch of salt and let stand for 1 minute.
With a spoon or wire rod, mix well, without stopping, until you get satin and bright chcolate cream.
 

Depois de fria, a ganache vai escurecer e endurecer, mas o sabor é igual.

Para um bolo de chocolate não se precisa de inventar muito: usem uma boa receita de base, optem por uma ganache simples, feita com chocolate de qualidade, e por cima, sugiro um elemento crocante, como amendoins caramelizados com sal.

Um bolo como este aqui, que mais dia menos dia, aparecerá por cá.


Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA

7 comentários:

  1. cá em casa o pedido recorrente é o bolo de chocolate ("para beber com coca-cola antes de ir para cama!" :O) mas ainda não acertei na receita. Já experimentei várias. Não queria um bolo "molhado", nem um bolo-mousse. Queria um bolo tipo bolo de iogurte mas de chocolate, fofo, que se desfaz na boca, sem ser demasiado ensopado ou doce. Se tiveres por aí uma receita deste género para acompanhar esse delicioso ganache, por favor, partilha connosco. ;) beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina :) Tenho então duas receitas para ti e satisfazer o teu pedido - uma, embora o título sejam brownies, pode ser feita numa forma de bolo normal, e é bastante mais saudável porque não leva manteiga - http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/2014/06/brownies-dos-saudaveis-ou-como-levar-o.html
      a outra, é a de um bolo de chocolate tradicional, que fica óptimo recheado e/ou coberto - http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/2014/03/bolo-de-chocolate-com-recheio-de-oreo-e.html

      Ambos ficam óptimos com a ganache por cima. E pode ainda recheá-lo com a ganache, sem necessidade de outro recheio ;) Beijinho

      Eliminar
  2. Adoro bolos com cobertura de chocolate.
    Ficou com um aspecto bem guloso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/quinze-dias-com-curtis-stone-e-um.html

    ResponderEliminar
  3. Eu aprendi a fazer ganache num programa do masterchef australiano :) É sempre um sucesso!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  4. Esta última fotografia está de babar! :)

    ResponderEliminar
  5. Hah, acho que nunca derreti chocolate para pôr em cima de um bolo :P Deve ficar estranho, até porque solidifica e tudo... Esta cobertura é bem melhor :D
    Gosto bastante de coberturas de chocolate negro, coberturas de chocolate negro são melhores porque o chocolate derrete bem. E por outras razões óbvias, como chocolate negro ser delicioso. Também é por o chocolate negro ser delicioso. ;)

    ResponderEliminar
  6. Super delicious cake!

    http://beautyfollower.blogspot.gr

    ResponderEliminar