domingo, 24 de novembro de 2013

Lombinho de porco com mel, laranja e ervas


Cá em casa cabe-me muitas vezes a tarefa de fazer o jantar, o que não é do meu total desagrado, já que cozinhar não é um sacrifício para mim.


Este prato é daqueles que faz um brilharete e que não exige muito trabalho, para não dizer nenhum. É uma receita muito fácil de fazer e permite que se ausentem da cozinha e se ocupem de outras coisas.

Deixo-vos esta sugestão, que me parece adequada também para um almoço de Domingo

Precisam apenas de:
2 lombinhos do cachaço – mas podem fazê-lo com outras peças de carne, como o entrecosto.
1 laranja grande
4 col. sopa de mel
Sal, pimenta e ervas secas (tomilho, por exemplo – eu uso uma mistura que trás várias ervas)

Basta então temperar a carne com sal e pimenta e regar com o sumo da laranja; cobre-se o tabuleiro com papel de alumínio e leva-se ao forno, em temperatura alta, com calor por cima e por baixo. Em cerca de 1hora e meia, 2 horas, a carne está assada – devem ir virando a carne, mas não se preocupem se não o fizerem.

Por norma junto as ervas já quase no fim de a carne estar assada, para que o sabor não fique muito intenso.
Falta então o mel, que se coloca por cima dos lombinhos, levando-se o tabuleiro novamente ao forno, só com calor por cima para que a carne toste. Vão regando com o molho que têm no tabuleiro, para os sabores se fundirem.


Acompanhem como desejarem – eu fiz umas batatas laminadas que ficaram muito boas.

Espero que gostem da sugestão.


Bom Domingo :)

Sem comentários:

Enviar um comentário