sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Torta de Cenoura com nozes e canela

Cá em casa no Natal, não temos uma tradição muito vincada no que toca a sobremesas natalícias – não fazemos os tradicionais fritos, só as fatias douradas e não se compra bolo-rei (porque só sabe bem é fora de época).
Contudo, isso não quer dizer que não faça-mos sobremesas – nada disso, antes pelo contrário, temos é a nossa própria tradição.
Uma das sobremesas que fazemos é esta torta de cenoura – é o meu “doce de Natal” favorito, e era também o do meu Avô, pelo que ao fazê-la, lembro-me sempre dele.

É certo que dá algum trabalho, e que por vezes é ingrata porque se pode pegar ao tabuleiro, mas não desanimem, é mesmo boa e vale mesmo a pena experimentarem – mas depois me dirão :)

Ingredientes:
500g cenoura cozida e escorrida
500g açúcar
4 ovos
4 col. sopa de farinha
1 col. chá de fermento
3 col. sopa de canela
100g de nozes picadas
NOTA: Cozer as cenouras e tritura-las de véspera, para que escorram todos os sucos.

Começa-se por bater as gemas com o açúcar, e juntar-lhe as cenouras. Bater as claras em castelo, e juntar a mistura, incorporando por fim a farinha com o fermento e a canela.
Devem forrar o tabuleiro com papel vegetal e manteiga, em bastante quantidade, pois a ingratidão desta torta é que tende sempre a pegar.
Deitar o preparado na forma e polvilhar com as nozes. Deixar cozer a 170ºC, por 20/25 minutos.

Ao desenformar é mais que certo que fiquem alguns pedacinhos da torta fiquem agarrados ao papel vegetal – não há problema, raspem com uma faca que não se vai notar ;)
Falta só enrolar e polvilhar com canela e açúcar.

Bons cozinhados, e boa sexta-feira :)

1 comentário: