sexta-feira, 11 de julho de 2014

Brownies de chocolate {sem manteiga}



A saga das sobremesas sem manteiga continua, e se já tinha publicado aqui uma receita mais que boa de brownies saudáveis, tenho a dizer-vos que esta receita é que é a melhor!

Ah eu disse que ia abrandar a frequência das receitas, mas tinha esta aqui há muito tempo, quase a estragar-se, e lá porque eu ando na lufa-lufa do Alive = não ponho aqui os pés a não ser para conferir comentários - não quer dizer que vocês não possam deleitar-se com estes quadradinhos fofos e lindos e sem manteiga que enchem a casa com um aroma a chocolate e manteiga de amendoim... Estão a ver não estão? Então vá, toca a mexer para a cozinha que isto não dá trabalho nenhum!
Cá eu, que só me levanto daqui a umas boas horas, porque só me deitei às umas poucas (bem isto é um post agendado, mas eu consigo prever destas coisas), vou contentar-me com umas sandes bem aviadas para levar para mais um dia de Alive.

A banda sonora para hoje é o que se vai ouvir logo à noite - deixo-vos não com o hit mais batido dos Black Keys (que embora adore, já tou farta de ouvir meio mundo dizer que gosta da banda e só conhece aquela música) mas sim coisas dos primórdios, "rocalhadas" das boas, para vos pegar o bichinho.



Adoro criar, inventar e adaptar - pode parecer que quando ponho fotos de bolos e bolachas não estou a levar a sério o meu compromisso de ficar mais saudável. Desenganem-se! Eu adapto as receitas para que se tornem mais saudáveis, mas sem que percam o aspecto decadente que têm - os olhos também comem, e é importante que se façam coisas com muito bom aspecto. 


Mais atenção ainda tenho ao sabor - tem de ser bom, as coisas têm de saber bem - senão do que vale estar a comer uma sobremesa se não nos sabe a sobremesa?


Ingredientes:
180g de açúcar amarelo
4 ovos 
200g de chocolate
200g de requeijão
2 col.sopa de manteiga de amendoim 
120g farinha sem fermento
2 col.chá de fermento


Opção: pepitas de manteiga de amendoim ou amendoins inteiros

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Derreter o chocolate com a manteiga de amendoim. Triturar com a varinha mágica o requeijão; juntar-lhe os ovos e o açúcar e bater com a varinha mágica. Adicionar a mistura do chocolate e bater bem até se obter uma massa homogénea.
Juntar por fim a farinha (previamente misturada com o fermento) e as pepitas de manteiga de amendoim ou os amendoins, e envolver com cuidado.




Forrar com manteiga e cacau uma forma rectangular e colocar a massa dos brownies. Levar ao forno até que se faça o teste do palito, e este saia apenas com uns pedacinhos de bolo. 
Deixar arrefecer, colocar por cima algumas pepitas ou amendoins e partir quando estiver frio.


Como levam requeijão, estes brownies ficam bastante altos e fofos em comparação com os originais; ainda assim, ficam bastante húmidos por dentro. Podem optar por cozê-los menos, para que fiquem ainda mais semelhantes ao brownies originais.




Follow A Ovelha Negra: Facebook - Instagram

4 comentários:

  1. Tem um aspecto tão guloso que até dá água na boca....
    Adorei
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Parecem mesmo bons :) Já fiz uns brownies sem manteiga, acho eu, mas foi há imenso tempo. De qualquer maneira não faço nenhum esforço especial para tirar manteiga das receitas que não tenciono tornar mais saudáveis no geral porque, além de a manteiga não ser a pior vilã, tem vindo a ser desmistificada :) E é difícil tornar uns brownies relativamente saudáveis, porque há sempre açúcar, farinha refinada, chocolate (a menos que se use cacau :)), que até podem fazer pior. Mas claro que tirar a manteiga é sempre bom e sempre deixa a receita mais "leve".
    (que giro, os ingredientes no lado direito :P)

    ResponderEliminar
  3. Mesmo sem manteiga devem ser uma delicia e com esse chocolate só podem ser bem gulosos! :) Ficaram com excelente aspecto, parabéns! :)
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Também costumo substituir a manteiga totalmente ou parcialmente com iogurte. :-)
    Esses brownies ficaram com um aspecto bem guloso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/06/dia-um-na-cozinha-brownies-de-chocolate.html

    ResponderEliminar