quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Sopa de Tomate - Há vida para além da massa de atum #21



Com o Verão ameno e os dias que correm devagar, o que apetece são coisas simples e frescas. E de vez em quando, algo mais quente para as noites em que corre uma leve brisa.


Posso afirmar de que tenho vindo a mudar - a minha personalidade, a minha percepção das coisas, dos factos, apurei as minhas ideias, e isto tudo se reflecte na minha maneira de cozinhar. Não preciso de ingredientes diferentes ou de fazer pratos complexos - reduzi-me às coisas simples, aos ingredientes que compro e tenho todos os dias. E quando apetece fazer o gosto ao dedo, criam-se coisas novas.
Simples como esta sopa, assim se poderia resumir este Verão. Festivais, passeios cá dentro, almoçaradas e saídas com os amigos, e namorar. Tudo em doses equilibradas. Vêm aí coisas novas - Setembro é o mês da rentrée em tudo, e há que aproveitar antes de a vida retomar o seu ritmo inconstante de todos os dias.


E tão simples é esta receita como as quintas-feiras de "Há vida além da massa de atum" que partilho com a Vânia, que no seu Coisas e Coisinhas nos trás o lado simples e fácil da cozinha - que não precisa de ser complicada na técnica nem na carteira.

Sopa de Tomate

2 cebolas
10 tomates maduros, limpos de peles
Sal
Azeite.
Aipo, cebolinho e pimenta rosa, para guarnecer

Numa panela colocam-se as cebolas e os tomates partidos em pedaços; tempera-se com sal, tapa-se e deixa-se cozinhar em lume brando. Quando o tomate estiver cozinhado, passa-se a sopa com a varinha mágica. Junta-se um fio de azeite e deixa-se apurar ao lume.
Servir a sopa morna, com aipo, cebolinho e pimenta rosa - para evitar os típicos cubos de pão frito,  ter o elemento crocante que tão bem contrasta com esta sopa tão cremosa.
p.s: esta bela sopa foi obra do meu namorado, que cozinha bem que se farta - e sim, este é o meu blog de culinária, eu sei, e por isso coloco aqui o que acho conveniente!


Follow A OVELHA NEGRA

8 comentários:

  1. Parabéns ao teu namorado pois a sopa esta com um aspecto super delicioso
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Opahhhhh...parabéns ao namorado (que tem um nome giro que se farta :P hehe)!! Já vi que partilham então de mais um gosto em comum...e ainda para mais têm os dois um grande jeitaço para a coisa :D (confesso que, por aqui, gosto imenso da ideia de só eu gostar - e saber- cozinhar...não me estou a imaginar a partilhar a cozinha ;) ahahahahah)
    Mas voltando ao post...Que sopa com um aspeto mais delicioso! E sabes bem que realmente a adorei...simples e linda, tal como eu gosto ;) Tenho de experimentar sem dúvida :) E, para além disso, estou apaixonada por essa tacinha super mimosa, com "ar" de vaso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como ainda não partilhamos a cozinha, nem se coloca a questão - mas quando calha é um stress real. Mas enfim, quando não apetece a um, apetece ao outro.
      Esta tacinha amorosa foi uma prenda da minha irmã, vinda directamente das Américas - adoro o formato, a cor, o padrão - uma paixão!

      Eliminar
  3. "Noites em que corre uma leve brisa" = noites do Verão deste ano :P Ainda não cheguei a ter tanto calor que não consiga dormir nem que tenha a janela aberta e a ventoinha ligada, como me acontece nos anos anteriores... Mas os mosquitos estão lá la mesma, os desgraçados!
    As sopas de tomate estão na moda, já comentei umas 4 nos últimos dias (eu não comento blogs, comento sopas haha). E eu sem provar :P Já estou a ver que vou ter de experimentar.
    És esquerdina? Só pela colher à esquerda da tigela haha :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Avelã dás cabo de mim! :p Bem eu sou tão in nisto dos blogues que nem sei o que anda na moda - se é sopa de tomate ando uma blogger a par das tendências ahah
      Olha foi o lado que calhou, que sou destra- tudo pela fotografia ;)

      Eliminar