sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Tarte de amoras silvestres - Ovelha Negra ft. Mariza Seita Photography


A felicidade de se terem boas ideias numa conversa por facebook, amigos talentosos, e uma colaboração fotográfico-culinária que nunca se viu igual.
Fundamentalmente a mais que obrigatória Tarte de amoras, com as mais belas fotografias que este blog já viu.

Nunca me senti tão feliz, tão realizada, tão preenchida. Cada vez mais tenho a certeza absoluta de que só serei inteiramente realizada se puder cozinhar todos os dias. Não me sinto assim quando estou por cá sozinha, de volta dos tachos e das panelas - há dias até em que me sinto medonha e aborrecida. Mas estes dias não suplantam os outros, em que a adrenalina de experimentar coisas novas, de fazer pratos bonitos e de me exceder a cada passo me fazem apaixonar ainda mais por esta arte que é a cozinha.

E se há lá coisa que levanta mais o ego do que uma amiga, que por acaso é fotógrafa, vier falar connosco sobre outra coisa, e passados uns 10 minutos, de conversa apressada (tal o volume de ideias que nos ocorrem), acabamos por acordar uma sessão fotográfica de mim e dos meus cozinhados.

A Mariza foi minha colega de liceu. Nunca andamos na mesma turma, mas como somos miúdas cheias de pinta, topámos-nos à distância e pronto, as amizades nascem assim.
Não tenho um adjectivo só para a descrever, pois seria absurdamente redutor. Pensem em alguém que tem talentos vários, todos em doses massivas, e que faz vida das suas paixões: as tatuagens, a fotografia, o desenho, a música, as t-shirts... Tantas coisas! E sem nunca perder o gosto e o total empenho por cada coisa.

Este post de hoje foi inteiramente fotografado pelas lentes da Mariza, abrilhantado pelo seu sentido estético, que busca em qualquer lugar coisas fotografáveis e maravilhosas. 
Nunca tive fotos tão bonitas no blog.
Vão por mim, sigam a Mariza em tudo, e não se vão arrepender.

Hoje deixo-vos a tarte, mas mais coisas se cozinharam neste dia. 
Vejam a sessão pela olhar da Mariza aqui. 



Tarte de amoras
Mestria culinária da Ovelha Negra | Domínio absoluto das lentes e da fotografia  por Mariza Seita Photography

Pré-aquecer o forno a 200ºC







Massa
(receita para 2 bases)
315g de farinha com fermento
1 colher de chá de sal
240g de manteiga
160ml de água gelada 

Começa-se por misturar a farinha com o sal. Junta-se a manteiga partida em cubos, e com um garfo, vai-se desfazendo com a farinha, até que fiquem apenas uns. Gradualmente, junta-se a água e vai-se mexendo até obter uma massa homogénea. 
Dividir a massa, e levar ao frigorífico por cerca de 2 horas (podem fazer a massa de véspera, que ao arrefecer trabalha-se muito bem).





Recheio
500g de amoras
4 colheres de sopa de limão
3 colheres de sopa de açúcar mascavado

Numa taça, envolver todos os ingredientes.
Estende-se a massa, forra-se uma tarteira e coloca-se o recheio.









Estende-se mais um pouco de massa, e cortam-se tiras do mesmo tamanho e largura, que se interlaçam sobre a massa, criando o rendilhado tão típico destas "pies".
Enrolar as pontas sobrantes com o excesso da massa, no sentido ascendente, que fique com a altura de um dedo.




Levar a tarte ao forno, com o calor por cima e por baixo, com a ventoinha ligada, por cerca de 20 minutos. Retirar de imediato do forno, polvilhar com açúcar mascavado e deixar arrefecer (longe do alcance de gatos mais atrevidos)

 








Estas amoras são ainda mais deliciosas, não tivessem sido elas apanhadas por mim e pelo meu namorado, ali na na zona de Coja - ficamos todos arranhados e a arrancar espinhos durante o resto do dia, mas valeu bem a pena.

Sem dúvida, uma tarte deliciosa, e tanto a Mariza como os demais adoraram-na! Houvessem mais amoras. A tarte desapareceu em menos de 4 horas. Bom sinal não?



Resta-me agradecer muito muito à minha querida Mariza, que é mesmo uma rapariga estupenda, talentosa, gira que se farta e que tornou um dia de cozinhados banalíssimo numa experiência arrebatadora.

Mariza Seita


Follow A OVELHA NEGRA

16 comentários:

  1. Parabéns ás duas , as fotos lindas e a tarte que ficou uma delicia
    Eu adoro amoras....
    bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns ! As fotos ficaram lindas !

    ResponderEliminar
  3. Estão espectaculares as fotos!
    Também tenho ali uma boa dose de amoras que apanhei e é uma óptima ideia para lhes dar um fim! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Esta tarte é uma autêntica maravilha - toca a fazer uma para aproveitar as amoras :)

      Eliminar
  4. A tarte ficou linda e deve ser fantástica, adoro amoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tens experimentar fazer esta tarte - sem sombra de dúvidas, das melhores coisas que alguma coisa fiz. Depois me dirás :)

      Eliminar
  5. Amei! Já tinha visto fotos da Mariza no face e fiquei fã. Dá-lhe os parabéns pois é muito talentosa.
    Adorei também a tarte que ficou linda de morrer! Também fui às amoras esta semana, tenho os braços todos arranhados :) mas vale bem a pena.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é mesmo incrível! Vou transmitir-lhe os teus parabéns :)
      Se vale! Uns arranhões em troca de amoras é um negócio que não se recusa - e depois fazer uma tarte com elas, muito menos. Beijinho

      Eliminar
  6. Excelente sem duvida nenhuma tanto a tarte como as fotografias... Adorei e acima de tudo adorwi conhecer quem esta por trás do blog....

    Minha linda, eu já te vi e foi em Coja mesmo, isto porque eu sou de Coja e quando olhei para a tua foto pensei... Eu já vi este rosto antes... Claro que depois de ler o texto ficou esclarecido.

    http://maguienacozinha.blogspot.com

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  7. Que coincidência tão engraçada! Gostei muito de Coja, e ainda mais das amoras que resultaram tão bem nesta tarte.
    E lembrava-se da minha cara :) Se me vir de uma próxima vez, chame por mim que iria adorar conhecê-la :) Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Humm até apetece comer :D estão de parabens, tanto a cozinheira como a fotografa! As fotos estão lindaas e a tarte ajuda mt ;) é mais um sucesso para juntares aos muitos que já tens e pude comprovar :) Muitos Bjinhoss

    ResponderEliminar
  9. Que girooo! Lattice nas tartes = infância. Principalmente com amoras. NÃO te esqueças de a pôr no parapeito na janela a secar. Não interessa se o pateta-que-voa-por-causa-do-cheiro-que-vêm-da-tarte a comer - é obrigatório!!!
    As fotos estão todas mesmo giras :) Gostei de ver :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixar arrefecer as tartes no parapeito da janela já é uma tradição, mesmo que isso signifique que a mesma seja atacada por gatos atrevidos e sedentos de sobremesa.
      Achava eu que ia afugentar a clientela aqui da chafarica ;)

      Eliminar
  10. A receita é simples e delicada! As imagens estão espantosas e cheias de sensibilidade! Adorei querida
    Obrigada por estares nesta festa
    Beijinhos

    ResponderEliminar