quarta-feira, 28 de maio de 2014

Chips de maçã (e porque estão na moda)




A moda dos chips de maça desidratada, e bem com chips de outras frutas veio para ficar. Primeiro estranhei, agora já entranhei. E decidi que se aderi a esta moda, faço eu os meus chips.

Confesso que sou uma pessoa que anda sempre a espiolhar o que anda ou não na moda (com algum delay) , mas não sou extremista e tenho bom senso - também há quem lhe chame bom gosto. Acho que cada vez mais as pessoas têm de ter noção que as modas não são para todos e que por vezes os que uns elogiam e elevam a moda, são só coisas esquisitas e feias (como aqueles chinelos feios com que as bloggers de moda andam malucas)

Surgiu há uns tempos no mercado a maçã desidratada, e eu, para não variar, só as provei já passado muito tempo do seu boom - basicamente porque ia ao supermercado e nem me lembrava disso (sim, eu sou super distraída, tanto na minha vidinha como aqui no blog). Confesso que a primeira vez que provei fiquei assim: "tanto sururu por maçãs? Eu levo maçãs para a faculdade!" 
Mas passou-me, e reconheço a sua utilidade - podemos comer maçã sem ficar com as mãos pegajosas por causa da maçã, é prático de transportar e tal e coiso. 




Mas se há coisa a que me recuso é pagar mais por uma coisa que posso perfeitamente fazer em casa - começou com a gelatina - sim, eu levava caixinhas de gelatina feita em casa para a faculdade, porque acho um desperdício de dinheiro e de recursos naturais comprar, comer e deitar fora as embalagens de gelatina. Por isso, recuso-me a fazer o mesmo com as maçãs desidratadas.

Estes chips são tão fáceis de fazer que até parece mentira - basicamente, é só fatiar maçãs o mais fininho possível, dispôr sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, levar ao forno até que fiquem douradas e depois comer.


Os snacks ficam muito crocantes quando saiem do forno - depois, é normal que percam essa característica, por isso para acondicionar os chips, optem por uma caixa hermética.
Demora mais a descascar e a laminar as maçãs, porque depois de feitos, os chips desaparecem em menos de nada.





Uma amiga minha já fez chips de ananás e diz que ficam bons. Eu por enquanto estou à espera dos pêssegos para me aventurar.

E por aí, já se experimentam destas coisas?


Follow A OVELHA NEGRA

18 comentários:

  1. Eu já experimentei mas dos de compra, embora concorde plenamente contigo e com as modas. Cada pessoa faz a sua moda e eu que nunca fui de modas (secalhar porque gosto de ser do contra), tenho tendência a rejeitar tudo o que seja moda...
    Também concordo contigo quanto ao fazer estas coisas em casa e para os mais puristas, até já há pequenos desidratadores (se é que a palavra existe...) caseiros para fazer estas maravilhas caseiras.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu experimentei os de compra, e é claro que esses ficam mais crocantes. Mas os feitos em casa não ficam nada atrás em sabor :) Eu sou assim, se posso fazer em casa, faço.

      Eliminar
  2. Ainda não experimentei mas confesso que está na minha lista há algum tempo... Tenho mesmo que experimentar porque acho que é um snack saudável para se comer a ver um filme ou algo de género e não propriamente por estar na moda. Ananás penso que o melhor é mesmo o sumo...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente saudável e prático, e por isso acho que vai passar de uma moda passageira a um hábito adquirido :)

      Eliminar
  3. Realmente assim caseiras deve ficar ainda melhores, e sabemos o que estamos a comer. Eu comi uma vez e gostei, tenho que tentar fazer :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Diogo, se bem que as de compra são bastante fiáveis também - pelo que dizem, é mesmo só maçã ;)

      Eliminar
  4. Ainda só fiz de batata doce.
    Esses parecem-me bem deliciosos
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também só tinha feito de batata doce e adoro-os. e os de maçã também são óptimos :)

      Eliminar
  5. Eu já experimentei de beterraba,mas ando com imensa vontade de fazer estas de maçã, pois também acho caro um pequeno pacotinho das ditas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho, por isso e que me recuso a pagar por uma coisa que posso perfeitamente fazer em casa :) Além da poupança ecológica em embalagens :)
      Ando curiosa para fazer com beterraba - eu faço de batata doce e adoro

      Eliminar
  6. Aqui há imensa coisa com fruta desidratada, mas nenhuma sem açúcar (em doses industriais)!
    Tal como tu, levo comigo para o trabalho a minha maçã e frutos secos, não falha! E obviamente sou olhada de lado e gozado, porque aqui os snacks "aceitáveis" são chocolates ou pacotes de fritos!!
    Ando há imenso tempo para experimentar e até tenho ali uma boa quantidade de maçã...talvez não adie muito mais :)
    (Fiquei super curiosa com os chinelos feios!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dantes recorria às barras de cereais por serem práticas, mas depois converti-me às caixinhas de gelatina. Agora esta frutinha assim super prática :) só não tem hábitos saudáveis quem não quer

      Eliminar
  7. O que eu não sabia mesmo é que estas coisa das chips de fruta eram uma verdadeira moda ;) hehehe Confesso que nunca provei mas tenho curiosidade...mas sou tal e qual como tu...não vou gastar muito dinheiro se posso fazer em casa por menos de nada! Por isso, um dia destes, vou tentar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são mesmo! Mas eu ca faço-as em casa, que não ando para andar a gastar rios de dinheiro em pacotinhos pequenos e embalagens sem necessidade :)

      Eliminar
  8. Ando para experimentar há imenso tempo. Provei os de compra e, embora muito práticos e quase viciantes por serem crocantes, achei demasiado doces. Qual a temperatura de forno que usaste?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu forno não está muito bom, por isso a temperatura é sempre inflacionada. Penso que o pus a 200º C só com a resistência de baixo ligada - quanto mais elevada a temperatura, mais rápidos os chips. Estes ficam com o sabor da maçã - perfiro com as maçãs verdes que sempre têm um ácido :)

      Eliminar
    2. Eu que não gosto de maçãs verdes ao natural, acho que ís gostar delas assim.
      Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar