sábado, 24 de maio de 2014

Frango com caramelo de amêndoa, linhaça e balsâmico - Desafio Receita Saudável


A Maria  do Limited Edition, que é uma das bloggers mais inspiradas que conheço, cheia de bom humor e receitas boas, desafiou-nos a partilhar receitas saudáveis e com história, num "Desfio Receita Saudável". E eu como ando nesta de ser mais saudável não podia deixar de participar ;)

Para este post não tenho uma história muito inspiradora. Aliás, nem sei que história posso associar a este prato. Posso associar alguma história minha, relacionada comigo, já que fui eu que cozinhei este prato. Agora, que história? Podia contar a história de como comecei a cozinhar, de como quando me apaixonei pela cozinha,  ou porque sou frustrada por não fazer da cozinha a minha vida. Posso sim contar a história do quão preguiçosa sou, e sempre fui. Apesar de nunca me ter sentido bem no meu corpo de barrilinho, de parecer um leitão de cabelos loiros e olhos verdes, sempre que tentava fazer dieta passadas 2 horas tinha de comer qualquer coisa que satisfizesse o meu apetite voraz – comia como os rapazes adolescentes, só que engordava. Não, esta história não é de como eu ultrapassei isso, e agora sou uma rapariga toda jeitosa. É sim a história de como não se deve ceder àquelas histórias super inspiradoras de dietas, e luta contra os quilos a mais – já fiz dietas prescritas pelo nutricionista e isso não é pra mim.
A meu ver, temos de fazer a “nossa dieta”, criar o nosso plano alimentar adequado ao nosso estilo de vida – nunca na vida eu, com a minha vida, conseguiria consumir apenas 600 calorias por dia, pois ia tornar-me o Hulk (mas vermelho, que verde não me agrada).
Ando cada vez mais a tomar consciência de que temos de comer o que nos apetece, mas criar as nossas próprias regras.
Esta receita é reflexo do meu plano, da minha dieta “Ovelha Negra Style” – comida deliciosa, em que não se contam as calorias, mas com pratos cozinhados com os ingredientes certos, alternativas interessantes e processos de confecção mais saudáveis.
Ah e quando apetece, pecar e pecar muito, dar facadinhas no regime alimenta-nos a alma e dá-nos alento (tanto que enquanto escrevo este post, tenho um bolo no forno).
Não é uma história sequer, mas é a minha e a da minha “dieta” ou mais a falta dela.
Agora, a receita, de um prato mesmo delicioso.
Ingredientes:
1 peito de frango cortado em tiras
1 col.chá de sementes de linhaça moídas
1 col.chá de amêndoa picada
1 col. Sopa de vinagre balsâmico
Sal e pimenta q.b.
1 col.chá de creme vegetal para cozinhar
2 col.sopa de água

 Misturar numa taça a linhaça, a amêndoa, o vinagre, sal e pimenta, e envolver as tiras de frango nessa mistura – deixar a marinar por 10 minutos. Derreter o creme vegetal para cozinhar, e quando estiver bem quente, junta-se o frango e cozinha-se rapidamente, em lume alto, sem nunca parar de mexer. Juntar a água quando o caramelo começar a pegar – baixar o lume, rectificar temperos e deixar cozinhar por 5 minutos.

9 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo. Devemos ser nós a criar o nosso plano alimentar adequado ao nosso estilo de vida e ao nosso gosto. E cozinhar de forma mais saudável é uma grande ajuda. Se aliarmos isto a algum exercício físico, está resolvido e pode-se pecar de vez em quando... Esta tua receita é simples e muito adequada ao desafio. Agora vou espreitar o Limited Edition :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demorei algum tempo a assimilar que só assim conseguiria atingir os meus objectivos, mas cheguei lá :)

      Eliminar
  2. Eu sou dessa onda :) Ovelha Negra Style, adoro!
    E sim, tento ter cuidados e sei o que devo comer, e apesar de fazer uma alimentação saudável, gosto de dar as minhas facadinhas, sabe tão bem! E esse bolo no forno é como eu, se quero muito faço e como, não digo que não. Mas faço escolhas e a seguir uma caminhada maior! Adorei esse franguinho caramelizado.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. óptima participação no meu desafio! fico contente que tenhas trazido uma receita tão apetecível que não vejo a hora de experimentar! :D

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Gostei desta receita saudável e saborosa.
    Evito comer fritos e doces regularmente, até porque nem sou grande adepta. De resto como um bocadinho de tudo, sem exageros. Tenho-me dado bem :)
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. A história não podia ser melhor e mais pura e o frango, está de deixar água na boca!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do post! ;)
    Em relação às dietas concordo, e cada vez mais chego a essa conclusão, somos nós que temos de encontrar a nossa própria dieta... o que nos faz melhor, o que nos faz pior... Até porque como o significado original do termo indica, dieta não é mais do que "modo de vida". A noção que agora temos da palavra é que foi sofrendo demasiados ajustes com o tempo :)
    Esse franguinho caramelizado está lindo, super apetitoso!

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  7. Já sabes que concordo com cada palavrinha da "estória" que contas ;) Adoro cozinhar, adoro comer e, acima de tudo, odeio privar-me do que quer que seja...é preciso encontrar o equilíbrio certo para cada um de nós :) E, claro, procurar receitinhas fantásticas, saciantes, cheias de sabor, mas saudáveis...como esta ;) Que maravilha de franguinho este, adorei essa caramelização, nhami nhamiii !!! :)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todos pelos vossos comentários tão simpáticos. E já viram estamos todos em sintonia :) Equilibrio e sabor acima de tudo. Ah e ser feliz!

    ResponderEliminar