quarta-feira, 4 de junho de 2014

Bolo de canela



Lá venho eu com mais um bolinho light, este sem açúcar nenhum, mas absolutamente saboroso. Combinado com a maçã cozida (sem açúcar também), têm-se um pequeno almoço, um lanche ou até uma sobremesa diferente, e livre de pecado :)

A base é a do bolo da caneca da dieta Dunkan, mas com umas alterações ligeiras. Em vez de chocolate como o último, temos a canela, e desta vez sem açúcar nenhum. "Oh Ovelha isso assim fica amargo!" Não não, acreditem. E com a maçã cozida, fica uma combinação pouco doce mas deliciosa.



 Ingredientes:
1 col.sopa de aveia
2 col.sopa de farelo de trigo
2 col.chá de canela em pó
1 col.café de fermento
1 ovo
2 col.sopa de iogurte natural

Trituram-se os ingredientes secos. Mistura-se o ovo com o iogurte e misturam-se por fim os restantes ingredientes. Levar ao micro-ondas numa caneca larga, por 2 minutos.
Para a maçã cozida: basta partirem uma maçã em pedaços, colocar numa taça com um pouquinho de água, polvilhar com canela e levar ao micro-ondas por 2 minutos.
Regar o bolo com a calda que se formou da cozedura da maçã e comê-lo, ainda morno, com a maçã.

Follow A OVELHA NEGRA

6 comentários:

  1. Simples,rápido e com um aspecto delicioso
    Gostei e muito
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Este doce é a minha cara :) Levo o caril e trazes duas canecas destas com muita maçã?! ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Cheguei ao blog através do desafio, e andei à procura de um post para comentar... estive ainda indecisa entre chips de batata doce e este bolinho (os brownies também exerceram alguma pressão :)), mas o bolinho venceu :) De vez em quando gosto de ter assim umas receitas quando me apetece *algo diferente* ao lanche (era suposto sair uma referência aos ferrero rocher mas acho que não me lembro bem da frase. Desculpa lá, mas eles só passam no inverno, apesar de algumas mercearias duvidosas continuarem a tê-los no Verão ;)) e, apesar de já ter feito chips de batata doce parecidos e ter adorado, o bolinho venceu :) Parece mesmo delicioso :) Não sei se sou só eu, mas mesmo quando as coisas não são doces acho que ficam mesmo saborosas por causa da aveia :) De resto, nunca fui muito de açúcar (adoçantes muito menos) (exceto naquilo que é suposto ser doce, claro, bolos insípidos não tem grande piada) e os meus iogurtes preferidos são sempre apelidados de "azedos como rabo de gato" por quem os prova, bem como chocolate 99%, que é uma das 7 maravilhas do mundo e as pessoas insistem em cuspir quando eu generosamente lhes ofereço um quadradinho precioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelã! Este desafio já me deu a conhecer e já me levou a conhecer outros blogs - e eu que sou super distraída e nunca ando a ver as novidades, isto é óptimo para mim! E já gosto de ti que tens aqui um comentário que me fez rir a bem rir :D
      A aveia tem um travo adocicado nota-se logo. Aii e se eu adoro Ferrero Rochê!
      Eu e chocolate é uma relação antiga, mas com mais de 70% de cacau não entram (desculpa pela desilusão, mas não consigo). Iogurtes "azedos" é que são bons :D
      Os brownies estão à espera de um comentário também - eles também exercem pressão sobre mim, é uma coisa..

      Eliminar