segunda-feira, 2 de junho de 2014

Hambúrgueres de Tofu / Tofu Burguers - Meatless Monday #10



Não gostam de tofu ou até se arrepiam só de pensar em comê-lo? Pois bem, tirem aí os vossos preconceitos, que estes hambúrgueres são maravilhosos. Prometo, experimentem :)
{Scroll down for English version}


A primeira vez que cozinhei tofu detestei. Parecia borracha, com um sabor estranho e uma textura bem esquisita. Ironia do destino, tive uns familiares cá em casa, e foram embora e deixaram para trás uma embalagem com tofu. Cá em casa não se deita nada fora, isso estava logo fora de questão - gostasse ou não, havia de cozinhar o tofu da melhor maneira possível. Até que me lembrei que hambúrgueres é que vinham a calhar.



O truque do tofu é o tempero - aliás, o tempero é o segredo de tudo. Juntei ao tofu vegetais e dei-lhes o toque do molho inglês. Se quiserem uma versão mais exótica, variem os vegetais, juntem malagueta, gengibre e molho de soja - eu vou fazê-los assim da próxima vez ;)








Ingredientes, para 6 hambúrgueres
250g de tofu
1 cenoura ralada
1/3 courgette ralada
1/2 alho francês picado
4 col.sopa de molho inglês
1 col.sopa de linhaça moída
1 col.sopa de cebolinho picado
Sal e pimenta





Começa-se por partir o tofu em pedaços e tempera-se com 2 col.sopa de molho inglês, a linhaça, o cebolinho, o sal e a pimenta, e deixa-se repousar por 10 minutos. Entretanto, ralam-se e picam-se os vegetais. 
Na picadora, tritura o tofu até que forme uma pasta. Junta-se aos vegetais e o resto do molho inglês, e mistura-se muito bem.





Moldam-se os hambúrgueres com as mãos e aquece-se um pouco de gordura vegetal numa frigideira. Com o lume alto, colocam-se os hambúrgueres, para que crie uma camada dourada; baixa-se o lume, e deixam-se os hambúrgueres cozinhar, virando-os de vez em quando.



Acompanhei os hambúrgueres com os chips de batata doce -que amanhã irão aparecer por aqui. Uma refeição simples, sem carne, e muito saborosa. Prometo que vão gostar destes hambúrgueres :)




{English Version}


Everytime you think about Tofu you feel like running - iacs, tofu it's terrible!? Please reconsider. Theses burguers are incredible, and delicious. I promisse, you'll love them!



Ingredients for 6 tofu burguers
250g of tofu
1 greated carrot
1/3 greated zuccini
1/2 leek, chopped
4 tablespoons of Worcester sauce
1 tablespoon of ground linseed
1 tablespoon of chopped chive
Salt and pepper


Cut the tofu into cubes and marinate with the Worcester sauce, the sal, the pepper, the chive and the linseed, for about 10-15 minutes.
In the meanwhile, great the vegetables. In a food processor, grind the tofu until you get a cremy and heavy mixture. Mix with the vegetables.
With your hands, mold the misture into the shape of burguers.
In a saucepan, heat some vegetable grease and cook the burguers until they turn gold.
Serve with some sweet potato chips :)

Prato cozinhados com amor, e fotografados com paixão.
Check out my facebook. 

15 comentários:

  1. Hmmmm, gostei mesmo destes hambúrgueres, têm muito bom aspeto!! Eu já provei várias vezes tofu mas nunca fiz em casa, não sei porquê, nunca me deu para comprar...mas ultimamente tenho pensado várias vezes em fazê-lo. Tenho mesmo de experimentar :) Hamburgueres, almondegas ou "bolonhesa" de tofu...gosto de tudo :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaram óptimos, e não é para me gabar - eu detestava tofu! Agora ando a magicar umas almôndegas :)

      Eliminar
  2. Pois eu adorei a sugestão e o aspecto até dá água na boca!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Tenho feito vários tipos de hamburguer, tenho de experimentar com tofu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A necessidade de gastar o tofu que cá tinha em casa levou-me a estes hambúrgueres. Vai que gostei, e agora só quero repetir ;) Tens de experimentar Marisa.

      Eliminar
  4. Nunca cozinhei tofu... Os teus hambúrgueres estão com muito bom ar e apetece mesmo comer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha. Tens de experimentar, ficam muito bons - e quanto melhor temperados, melhores ficam!

      Eliminar
  5. Eu adoro tofu!
    Desde os tempos da faculdade que como e cozinho e sempre gostei.
    Mas sim, o segredo muitas vezes é um bom tempero.
    Adoro assim em hamburgers, com vegetais.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Eu sempre gostei de tofu, é muito prático de cozinhar e nada caro!
    Uma boa marinada e fica perfeito :)
    Para mim só tem um defeito... fico cheia de fome passado pouco tempo!! Ahah :)
    Mas adorei estes hamburgueres, ficaram com uma cor e textura mesmo perfeitas!!

    ResponderEliminar
  7. Hummm, tão bom tofu :) Que excelente aspecto adorei :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  8. Ora aqui está algo que gostaria de experimentar.

    Nunca provei tofu, ou já não me lembro.

    Terei de experimentar.

    beijinhos

    ResponderEliminar