quarta-feira, 25 de junho de 2014

Scones de Aveia (sem manteiga)

 
  
 Sabem, aquela sensação de ficar na cama na ronha, e depois levantar com calma, ir tomar um pequeno almoço reforçado? É a minha sensação favorita. E se for a vossa também, estes scones são a melhor opção - para um pequeno almoço com mais tempo, diferentes sabores e texturas para quebrar a rotina.

Não passar a manhã na cama, levantar um bocadinho mais tarte do que o normal mas ainda com tempo para fazer coisas diferentes - fazer uns scones, um sumo de laranja, pega num bom livro ou numa revista e ir para o jardim/varanda/terraço/cantinho preferido da nossa casa e usufruir - este é o meu plano preferido.



Estes scones não são muito bonitos, não são decadentes embora tenham um sabor muito agradável, e têm uma textura estranha. Mas devem experimentá-los mais que não seja porque não têm manteiga. É verdade, ando mesmo a cortar na manteiga, e saber que é possível e que as receitas ficam boas dá-me mais vontade de continuar - desde bolachas, a brownies e agora a scones, a batalha contra a manteiga vai continuar - salvo nas receitas que têm de ser feitas como manda a lei e por isso cheias de manteiga.
 
 
Acompanhei estes scones pequeninos e diferentes com doce de damasco - o doce foi feito em casa com damascos do meu quintal (a minha pequena árvore cresceu e como resultado tive damascos cá em casa que nunca mais acabavam)- cuja acidez contrastou na perfeição com a doçura disfarçada da aveia.


 
Ingredientes:
1 iogurte natural
1 chávena de farinha
1 chávena de flocos de aveia
1 col.sopa fermento
3 col.sopa de leite
2 col.chá de açúcar amarelo

Pré-aquecer o forno a 200ºC
Misturar todos os ingredientes secos; adicionar por fim o iogurte e o leite e misturar com uma colher - não misturar demasiado para que os scones não fiquem emborrachados - a massa deve ficar com alguns grumos.

Estender a massa e cortar pequenos círculos. Levar ao forno, polvilhados com açúcar, até que fiquem dourados.

Comê-los ainda mornos, simples, com doce, com chocolate. São deliciosos assim.
Nota: quando frios a consistência é esquisita, mas eu gostei deles até.



Follow A Ovelha Negra: Facebook - Instagram
 

14 comentários:

  1. Era tão bom poder ficar na cama até meio da manhã..... mas com uma criança de 4 anos em casa estás a ver né!!!!!
    Esses scones vinham mesmo a calhar bem para os meus pequenos almoços de fim de semana e com a ajuda da minha pequenita, vou levar a receita, também evito ao máximo a utilização da manteiga nas minha receitas
    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a ajuda da pequena ainda vão saber melhor, e compensar a falta de um manhãs passadas na cama :)

      Eliminar
  2. Bom dia!

    Gosto tanto de scones, e sendo assim sem manteiga são fantásticos! Vou anotar esta receita sem dúvida! Obrigada pela partilha! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam uns scones adoráveis e diferentes, mas que sabem muito bem!

      Eliminar
  3. Há seculos que não faço.
    Esses com aveia agradam-me.
    Ficaram mesmo uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A aveia tem um sabor muito característico, adocicado, e estes scones têm todo esse sabor. Se gostas de aveia, gostas dos scones;)

      Eliminar
  4. Ao tempo que nao consigo ter um plano desses!
    Mas gosto destes scones de aspecto rustico e apetitoso... Eu gosto imenso de aveia, por isso tenho a certeza que sao deliciosos e para comer sem culpas! Tão bom :)

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspeto! Eu por acaso acho que nunca comi scones "direitos" - só comi das receitas que fiz e as receitas que fiz eram todas completamente integrais, sem gordura e com pouco açúcar. Não faço ideia se são parecidos ou não, só sei são mesmo simples de fazer e deliciosos de comer :) Faço sempre uma fornada de 20 e depois congelo para quando precisar de hidratos de carbono rápidos haha :) Mas gosto muito deles frios, e é geralmente frios que como, fiquei curiosa com a descrição da textura :P Também fiquei curiosa com a quantidade de líquido, porque quando faço ponho 1 ovo ou 2 claras e 150ml de buttermilk por 250g de farinha, esse líquido parece pouco! Mas não duvido que resulte e fique muito bom, claro, parecem deliciosos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achava que era pouco líquido, mas de facto ficaram bons. A textura parece que estão meios encruados, e quando estão frios nota-se mais. Mas eu gostei! E sabem levemente ao iogurte, o que a mim me agradou bastante. Vou aumentar o fermento para a próxima, para ver se ficam mais altos e um pouco fofos. Mas digo-te, eu gostei bastante :)

      Eliminar
  6. Ah é tão bom ficar na ronha... adorei a sugestão!

    ResponderEliminar
  7. Adoro esses dias que começam devagarinho e com uma boa refeição. Boa sugestão!

    ResponderEliminar
  8. olha outra para eu guardar! acho que a base da minha alimentação é composta por aveia e iogurte, de maneira que qualquer receita que os combine é para mim vencedora (mesmo sem provar!).

    ResponderEliminar