segunda-feira, 21 de julho de 2014

Barras de sementes {energia às fatias} - Meatless Monday #16




Se querem fugir às típicas barras energéticas, cheias de açúcar e conservantes que o nosso corpo dispensa, esta é a receita que têm de guardar - e vão fazê-la tantas vezes que a vão decorar.

Falhei a Meatless Monday da semana passada (vergonha!), e de agora em diante vou tentar não falhar mais nenhuma. Por isso, hoje trago uma coisa diferente, que não tem carne, nem é um prato principal nem uma sugestão de pequeno almoço, mas sim umas barras todas giras e crocantes para comer quando bate aquela fome macaca ou antes de ir treinar.

É-me muito fácil ceder à tentação das barras de cereais - desde que não tenham banana ou kiwi, já comi de todas. Mas sei que elas não me fazem bem, aliás não fazem bem a ninguém. Na ilusão de que se está a optar por uma coisa saudável, acabamos por comer uma barra que por vezes não passa de um concentrado de cereais açucarados envolvidos em mais açúcar e muitos conservantes para fazes as barras bonitas e apetitosas.


Decidi que era tempo de mudar, tempo de fazer as minhas barras, adequadas ao meu palato, às minhas necessidades, e que no fim fossem muito melhores do que as de compra. Experimentei, arrisquei e acertei!

São ridiculamente fáceis de fazer, o que me levou a pensar "porque raio demorei tanto tempo para experimentar?"

As minhas barrinhas ficaram um miminho, e saborosas que só elas. São ideais para comer antes de ir correr ou de treinar, porque têm frutos secos - óptimas fontes de energia da boa, e gorduras que temos de ingerir. 

É importante ter em conta que não se podem comer ai umas 5 de seguida - mas verdade seja dita, antes estas, feitas em casa e em que sabemos o que lá vem, do que as de compra!




Ingredientes, para 10 barras:
6 col.sopa de mel
3 col.sopa de leite de soja
5 col.sopa de aveia
2 col.sopa de sementes de linhaça
2 col.sopa de sementes de sêsamo
3 col.sopa de mistura de sementes à vossa escolha (utilizei pinhões, sementes de abóbora e pevides)
2 col.sopa de bagas de goji





Começa-se por misturar numa taça o mel e a manteiga de amendoim, e leva-se o microondas para derreter e formar uma mistura homogénea. Numa taça misturam-se os restantes ingredientes - podem deixar umas bagas de goji de parte para enfeitar. 

Quando a mistura da manteiga de amendoim e do mel estiver derretida, envolve-se com os restantes ingredientes, até se obter uma argamassa sólida e pegajosa - se não estiver, adicionem mais mel.

Num tabuleiro, sobre papel vegetal, dispõe-se a massa e calca-se até se obter um rectângulo fino.
Leva-se ao forno por uns 10 minutos, para que fique crocante.

Retira-se do forno e deixa-se arrefecer por umas horas. Só depois, se parte. Guardar no frigorífico até 5 dias.




Follow A OVELHA NEGRA

10 comentários:

  1. Gosto muito! Também ando numa de barritas, depois de ter feito as 1ªs recentemente e ter adorado!
    Muito apetitosas estas tuas ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas foram também as primeiras que fiz, e ficaram muito apetitosas. Já voltei a fazer por uma segunda vez, mas das que não precisam de forno e ficaram um estrondo :)

      Eliminar
  2. Epahhhh...é que ficaram mesmoooo giras estas tuas barritas :D hehe
    Nunca fiz mas também tenho curiosidade de experimentar...até porque, aqui por casa, barras de cereais é uma coisa apreciada e que acaba por existir várias vezes na despensa (e uma barra ou outra perdida pelas várias malas e carteiras :P hehe)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é do melhor que há! Eu dantes também tinha caixas de barras às montanhas, e umas tantas perdidas pelas malas (e como tenho muitas malas, vê só a pouca vergonha). Vais fazer e vais adorar - e depois fazes as combinações todas que quiseres. E com a vantagem de poderes fazê-las enormes ou mais pequenas, e com o açúcar que achas que deves comer :p

      Eliminar
  3. Adorei a sugestão! Eu sou mais ou menos viciada em barras... tenho que seguir o teu conselho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São super fáceis de fazer, e melhor que tudo é que ficam óptimas e muito mais saudáveis ;)

      Eliminar
  4. É mesmo, estas coisas são mesmo para ser feitas em casa!
    Para sabermos o que comemos e digamos que são bem melhores em tudo, até no sabor.
    Que ricas barrinhas!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresa! Sou intolerante ao amendoim. Algum substituto viável?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MJPerestelo :) Claro, pode utilizar manteiga de amêndoa ou até mesmo óleo de côco (se bem que nunca utilizei este último). Vou tentar refazer esta receita com óleo de côco muito em breve ;)

      Eliminar