quinta-feira, 24 de julho de 2014

Panquecas de aveia e canela - Há vida para além da massa de atum #16


Sou uma fã de pequenos almoços - para mim, é a refeição mais versátil e na qual se permite de tudo um pouco. E quando o tempo ajuda, todos os dias tenho um pequeno almoço mais colorido, saboroso e desafiante.

Se me perguntarem qual a minha refeição favorita, vou responder-vos que é o pequeno almoço! Há dias em que me deito a pensar no que vou comer logo pela manhã no dia seguinte. Parece absurdo às vezes, porque sendo eu uma pessoa que adora dormir, há dias em que forço a levantar mais cedo só para ter o prazer de um pequeno almoço diferente!

Se alguém me diz que não toma o pequeno almoço, leva um calduço e um berro! Isso não se faz! E não porque sou fanática até dizer chega, mas porque comer de manhã é saudável - e por amor de Deus, se algum de vocês que não toma o pequeno almoço, me faz atrasar o comboio porque se sentiu mal e caiu redondo no chão, desculpem mas são uns patetas - e digo isto porque só no ano passado, assisti a 3 situações destas, que seriam evitadas se as pessoas pusessem nem que fosse uma maçã no bucho!

Já li entretanto um estudo que contraria os outros, vindo dizer que o pequeno almoço afinal não é a refeição mais importante do dia. Até assim pode ser, mas continua a ser importante no enquadramento de um dia!

Outra coisa que ainda tem de vir à baila - tomar um pequeno almoço completo, nutritivo, variado e saboroso não é caro - dá trabalho, mas não é caro. Por isso não me digam que comer uma taça de cereais açucarados pela manhã é uma boa opção - a sério que querem dar um choque de 15g de açúcar por taça ao vosso corpo?

Estas panquecas são super fáceis de fazer, e demoram muito pouco tempo a cozinhar - como já vos disse, com organização tudo se faz, e se eu consigo levantar-me, arranjar-me e tomar um pequeno almoço deste género antes de ir para a faculdade, com uma organização eficiente do vosso tempo, também conseguem. 

E quanto ao preço? Há quem diga que come cereais e outras tretas de manhã porque são mais baratos. Pois bem, sei por experiência própria, porque me conheço e já tive a minha dose massiva de cereais, que uma caixa média dar-me-á para cerca de 10 taças - e os cereais são caros. 
Fiz estas panquecas com leite de soja, e esse é o ingrediente mais caro - mas podem ser feitas com leite normal, de vaca. Um pacote de aveia de 500g custa cerca de 0,64€ (ALDI)- e rende imendo; ovos e canela todos temos em casa. Mesmo que se gaste mais uns cêntimos do que numa caixa de cereais, compensa! E o corpo agradece.

Nunca é demais relembrar que devem ir cuscar que coisas anda a cozinhar a nossa Vânia no seu Coisas e Coisinhas, minha "sócia" neste projecto lindo e pimpão que é o "Há vidapara além da massa de atum"
 E que está a decorrer mais um desafio, o #4 já! Todas as informações aqui!



Panquecas de aveia e canela
Ingredientes, para 8 panquecas:
2 ovos
8 col.sopa de flocos de aveia
1 col.chá de canela
1 col.chá de fermento
150ml de leite (utilizei de soja)
Fruta fresca, bagas, sementes, canela em pó e mel, para guarnecer

Num processador alimentar (1-2-3, liquidificador, o que tenham ai em casa), misturam-se todos os ingredientes e tritura-se até formar uma massa homogénea - se estiver muito líquida, adionar 2 col.sopa de aveia e tritura; se estiver muito densa, adicionar gradualmente mais algum leite.
Numa frigideira anti aderente, cozinhar as panquecas, virando-as quando as pontas ficarem douradas.
Servir, intercalando as panquecas com fruta, sementes, canela e mel.



Follow A Ovelha Negra: Facebook - Instagram

8 comentários:

  1. Não sou propriamente uma fanática por pequenos-almoços como tu ( :P hehe) mas sou incapaz de sair de casa sem comer! Mesmo. Dá-me o "piripaque" :D ahahah
    Quando me levanto, a primeira coisa que tenho é...fome ;) hehe Adorava ter esse tempo e, especialmente, toda essa paciência para preparar pequenos-almoços deste género, mas sinceramente isso não é para mim! De manhã (que é como quem diz, às 4h da manhã, ando literalmente de olhos fechados durante os cerca de 45 minutos depois de acordar, que é o tempo que demoro mais ou menos a sair de casa :P Por isso qualquer coisa rápida como iogurtes ou algo do género, para mim está bom :) Mas estás completamente à vontade para vir aqui para casa preparar-me pequenos-almoços destes super saudáveis e nutritivos e tão coloridos e com tãoooo bom aspeto que dá mesmo vontade de comer sem parar logo pela manhã :D
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naqueles dias em que tenho de sair às 7h da manhã, há tempo para pôr qualquer coisa entre duas fatias de pão, aviar um termo com café e sair - não entendo as pessoas que não comem, sentem-se mal e depois atrasam-me os comboios! Não sou de extremos, e se há tempo, venha o belo do pequeno almoço, lindo e maravilhoso

      Eliminar
  2. Tem optimo aspecto, podia bem ser o meu lanchinho agora ;)

    ResponderEliminar
  3. Ficaram bem boas :)

    http://quemrapaotacho.blogspot.pt
    https://www.facebook.com/quemrapaotacho

    ResponderEliminar
  4. Ui, que aspecto fabuloso! Adoro panquecas, e estas estão um apetite!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Será que se podem fazer usando iogurte em vez de leite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que será possível sim :) Apesar de nunca ter experimentado

      Eliminar
  6. Sou mega fã do meu pequeno-almoço, por isso, estas receitas ajudam sempre Teresa :)

    ResponderEliminar