quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Argolas de maçã crocantes - Há vida para além da massa de atum #24


Não consigo explicar como é que estas argolas me vieram à ideia, mas posso garantir-vos que esta invenção foi das melhores que fiz nos últimos tempos.
Maçã, granola e um toque de canela - e nada mais! Hoje prima-se pela simplicidade.

No outro dia, andava eu a espiolhar o instagram, e dei com uma fotografia de maçãs assadas com uma cobertura crocante que pareciam a melhor coisa do mundo. Fiquei com a ideia na cabeça.
Noutro dia, já de tarde e a pensar num belo  chá das 5h (naaa, tou a mentir, estava a pensar no lanche), olhei para as imensas maçãs que tenho na bancada. Et voilá, desatei  numa correria, liguei o forno, e criei. 
Criei estas argolas, que na realidade eram para ser maçãs assadas, mas que como as ditas eram tortas, tive de improvisar. Incrível como num instante me passou esta ideia pela cabeça  e o mais incrível é  quão rápido se fazem estas argolas (e se comem).
Servem para tanto! Podem comê-las ao pequeno almoço - mesmo que o vosso tempo seja limitado, esta argolas fazem-se num instante (e estou a trabalhar numa versão de microondas); depois de almoço, como sobremesa - poucas calorias, fruta assada, um toque de canela e a perfeição do outono num prato (acho que conseguem entender); ou ainda como um lanche da tarde, mesmo que acompanhe com chá. 

Tão simples, tão versáteis, tão saudáveis! E ainda dizem que é chato ter uma alimentação em condições, que dá trabalho e tal. Ba-le-las!

É quinta feira, é dia de "Há vida para além da massa de atum", por isso é obrigatório visitar o Coisas e Coisinhas da Maria Vânia.
E está a decorrer o desafio deste mês, o #5 - vejam tudo aqui.


Argolas de maçã crocantes

2 maçãs
1 colher de sopa de Maple syrup ou mel
Canela






Começa-se por pré-aqueçer o forno a 200ºC

Cortam-se as maçãs em argolas, com cerca de 2 cm de espessura; retira-se a parte do caroço, e dispõe-se sobre um tabuleiro.
Numa taça, mistura-se a granola com o maple syrup, até que se forme uma pasta; coloca-se por cima das rodelas de maçã.
Levar ao forno apenas por uns 5 minutos, com o calor por baixo, o suficiente para que a maçã fique mole. 





Follow A OVELHA NEGRA

14 comentários:

  1. Ui que delicia! Eu adoro maçãs assadas e também tenho muitas.
    Esta ideia está fantástica :)
    Beijinhos
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica mesmo saboroso, e é uma outra alternativa para gastar maçãs. Obrigada!

      Eliminar
  2. Adorei são simples e ficam uma maravilha
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super simples, e que ficam uma delícia :) Na cozinha há dias em que só me apetecem coisas destas

      Eliminar
  3. Simplesmente Adorei!
    Algo tão simples e claramente tão delicioso ;) Excelente ideia!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Mal vi a fotografia, sem sequer ainda ter visto o teu post, e a primeira coisa que pensei foi "meu deus, uns donuts saudáveis" :D ahahah
    Para mim, que já sabes que a gulodice é um pecado que (felizmente) me assiste só de vez em quando, estes "donuts" são de longe melhores que os originais :P Uma ideia tão simples mas cuja apresentação fantástica faz tudo ficar um espanto :) Adorei minha querida Ovelha! E só as palavras "maçã assada" ou "maçã no forno" deixam-me de imediato a salivar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixam de ser donuts - são redondos, com o buraco e são feitos no forno :) São é apenas fruta ahah
      Vivam os pecados doces, mas com calma e contenção - para os dias de menor pecado, temos estes "donuts"

      Eliminar
  5. Uauuuuu.... Que argolas irresistíveis.... Ainda bem que tiveste esta ideia, pois sem duvida que se torna numa sugestão bem versátil e deliciosa, sabendo bem a qualquer hora do dia... Excelente

    Beijocas

    Margarida

    http://maguienacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Versatilidade é o que tento sempre procurar nas minhas receitas mais doces - e acho que esta é a que melhor cumpre a sua função :) Simples de fazer, rápida a comer e muito saudável.
      Sim, este mês sou eu que fico como anfitriã do desafio, cá fico à espera da tua participação. Beijinho

      Eliminar
  6. Não sabia que eras tu o blog anfitrião para o desafio deste mes, mas como já disse á Vânia vou participar, sem duvida alguma!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto!!! Tenho que fazer esta receita para o meu namorado! Que ele gosta bastante de maça e canela,....eu a canela dou-lhe um chuto xD


    Giveaway no blog:
    http://carinasaysbradshaw.blogspot.pt/2014/09/primeiro-giveaway.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Ah sim, aconselho vivamente porque fica mesmo saborosa. Como não gostas da canela, podes sempre polvilhar com açúcar, para um toque mais guloso :)

      Eliminar
  8. Olá :)
    Realmente é uma ideia muito engraçada :) Nunca fiz nada do género, se como maçã assada (que nunca como... :P) é sem nada. Mas parece um complemento muito bom :) Talvez experimente quando deixar de me viciar recorrentemente noutros lanches :P
    Parecem bagels, é mesmo engraçado :) E muito outonal (até dizia natalício, mas estou a tentar não esgotar essa palavra em déjà vus ou outros até dezembro...).
    Eeee quero maple syrup! Ando para fazer panquecas mas queria comer com maple syrup (e ando para comprar mas é tão incrivelmente caro!!!)... :'( Não chegava o preço dos frutos secos?! Hahaha
    (acho que essa colher de xarope despertou qualquer fúria (e vontade de comer panquecas) em mim :P))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maple syrup pode tornar-se um vício. No Aldi (conheces? Parece que ando a fazer-lhes publicidade mas não - faço lá é as minhas compras todas), costumam vender - é sazonal, mas compensa pelo preço comprar uns 4 frascos (é o que faço ahah).
      Com panquecas é uma loucura. E frutos secos por cima - mas isso já dá cabo da carteira.

      Eliminar