sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tarte de chocolate (com topping de Oreo)




Há uns dias umas amigas minhas, e seguidoras aqui do blog, queixaram-se sobre o novo rumo. "Falta gordura Tekas", disseram-me elas. Ora então meninas, também tenho publicado sobremesas! Mas pronto, fica aqui então uma sobremesa que parece um pecado e que no fundo é super saudável ;)





Também acham que me ando a desviar da Ovelha Negra que inicialmente apareceu aqui pela blogosfera? Eu acho que não, porque inicialmente comecei por publicar muitas coisas que já tinha feito, e na altura do inverno - e como é claro, com o frio, temos é de conservar energias e acumular umas gordurinhas. Agora, com o calor a chegar, e com mais tempo - porque estou de férias prolongadas - posso extrapolar e criar coisas super saudáveis e ainda assim, saborosas e deliciosas.




Não sendo crente, se há santo de que gosto é do Santo António.  E hoje que é dia dele olhem que bela sobremesa para homenagear o santo mais querido dos lisboetas.


Andava a fermentar esta ideia na minha cabeça. Sabem aquelas tortilhas de milho que parecem esferovite? Essas até se comem, são óptimas com salmão fumado ou queijo creme; agora as de arroz, iacs, não têm sabor nenhum. Como tinha cá umas tortilhas dessas, dei-lhes uma chance e transformei-as numa base para uma tarte.

E já que a base é mais light, e o recheio embora cheio de chocolate light também seja, acabei por dar a estar tarte o toque das bolachas Oreo (ver nota) 





Ingredientes, para uma tarte pequena
Base
5 bolachas de arroz
2 col.sopa de flocos de aveia
3 col.sopa de Becel
1 col.sopa de mel

Num robot de cozinha trituram-se as bolachas de arroz - o suficiente para que fiquem pedaços pequenos (e não em farinha). Misturar com o resto dos ingredientes até formar uma bola. Espalhar no fundo de uma tarteira e refrigerar por umas horas


Recheio

Fazer o creme e deitar sobre a base. Levar ao congelador por 2 horas. Retirar do frio 30 minutos antes de servir e desenformar. Partir Oreos e colocar por cima.



Tem um aspecto decadente mas no fundo é uma tarte muito equilibrada - se é para pecar, peca-se em grande, mas para pecar só um bocadinho, esta tarte é a ideal ;)

Nota: existem no mercado umas bolachas semelhantes à Oreo, da marca Gullon, que têm menos açucares e gorduras - de sabor são excelentes, tão boas como as originais


Follow A OVELHA NEGRA

19 comentários:

  1. Muito bem conseguida esta tarte para pecar só um pouquinho :)

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Não é? E depois vai-se a ver é saudável, ainda sabe melhor! ;)

      Eliminar
  3. E quem não tem robot de cozinha como faz a base?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anna. Robot de cozinha é como quem diz - eu utilizo a varinha mágica e os acessórios dela, que incluem uma picadora. Então pode recorrer à picadora, ao liquidificador ou mesmo ao almofariz ;)

      Eliminar
  4. Ficou linda e imagino que uma delicia.
    Para mim pode ser uma fatia daquelas bem generosas...
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que é lightm pode-se mesmo abusar :) Bom fim de semana

      Eliminar
  5. Estou completamente a salivar!! Que aspeto decadente, dá mesmo vontade de roubar imediatamente uma fatia :) Também queria ter tido tempo para fazer uma tartezinha esta semana mas não consegui mesmo...mas tenho que arranjar um bocadinho de tempo nos próximos dias porque agora fiquei mesmo invejosa ;) hehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre fazer só o recheio e comer à colher. Se achares que precisas de crocante, partes umas bolachas lá pra dentro ;)

      Eliminar
  6. Eu gosto dessas bolachas de arroz, como-as mesmo assim sem nada. Mas depende muito de marca para marca! Adorei a junçao de texturas desta tarte... E sem chocolate e oreo, nem se questiona mais!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu prerfiro as de milho, e até estava para fazer a base com essas e ter um contraste de doce e salgado mais intenso. Se tem chocolate nunca se diz que não ;)

      Eliminar
  7. A tarte ficou LINDA !!
    Eu não gosto de Oreos, nunca gostei (adoro o ritual e os anuncios com os pequeninos) mas das bolachas ... nao :P

    Acho a ideia da base super original ! E vou experimentar de certeza ! O meu namorado devora disso, tem sempre montes de pacotes em casa (bases não me hão-de faltar :P)

    Quando experimentar, mostro-te :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu gostava, depois enjooei (comia tipo 3 pacotes de seguida), mas agora já voltei a achar-lhes piada: e por cima da tarte dá-lhe um sabor bem interessante .
      A base saiu de improviso e não saiu nada mal :) Simmm quero ver!
      p.s: por algum motivo, não consigo comentar os teus post no teu blog :( e eu que tenho tanta coisa para dizer!

      Eliminar
  8. Eu gosto de pecar de vez em quando :) Quem não gosta não é?
    E adorei o comentário das tuas amigas: falta gordura! hehe
    Por mim acho que deves seguir o teu rumo nas receitas, fazer o que te apetece e o que te dá prazer.
    Uns dias mais saudável, outros mais pecadora. Adoro essas bolachas de arroz, sim, sabem a nada lol, mas eu adoro confesso, e adorei a tarte de chocolate.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas há dias em que eu peco à grande e gordura é o que não falta. Eu acho que estou no caminho certo, vou intercalando as receitas saudáveis, com as saudáveis adaptações e umas bombas calóricas pelo meio - é a minha "dieta" :)
      Eu dessas bolachas gosto é das de milho

      Eliminar
  9. Nããão, não digas mal das minhas tostas, por favor :P Com queijo fresco ou semelhante são tão boas! (concordo que sem nada as de milho são melhores, mas mesmo assim :P)...
    A tarte parece muito boa!
    Nunca experimentei essas bolachas alternativas, mas também não sou a maior fã de oreos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As de milho eu como, sem nada, com queijo fresco, com tomate, com doce, com o que seja - mas as de arroz, coise, não gosto. E em tempos de necessidade, toca a gastá-las numa tarte.
      As alternativas às oreos normais são menos doces, o creme não é tão enjooativo - são mesmo muito boas ;)

      Eliminar